A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente comunicou a este semanário que as obras de implementação do Parque Linear Rio Verde Jacu estão em sua segunda fase e que sua área deverá ser ampliada. Para isso estão em andamento na Justiça os processos que incluem dois decretos de utilidade pública: o 52.767 e o 52.866.
De acordo com a pasta ainda, tanto as famílias que estão atualmente em áreas de risco ou aquelas que vão precisar ser realocadas em razão de alguma das obras para viabilização do Parque Linear Rio Verde Jacu, deverão ter uma opção habitacional na mesma região.
SOBRE O PROJETO
Com recursos do Fundurb (Fundo de Urbanização) e parcerias feitas através de compensações ambientais, o projeto do parque compreende o perímetro da Operação Urbana Consorciada Rio Verde-Jacu e também está nas imediações do “Itaquerão”, sede de abertura da Copa do Mundo de 2014.
As intervenções previstas para a região estão sendo coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e têm parcerias com os seguintes órgãos municipais: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Transportes, CET, SPUrbanismo e Sabesp.
O QUE JÁ FOI FEITO
Terraplenagem, colocação de cercas, instalação de rede elétrica, limpeza da calha do córrego rio Verde, remoção do entulho, delimitação da área de estacionamento e da pista de cooper em terra batida. Construção de passeios cimentados, de escadas hidráulicas nos taludes do córrego e execução do termo de compensação ambiental do consórcio Shopping Metrô Itaquera.
De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, estas são as intervenções feitas até o momento no terreno que fica entre a Avenida Itaquera e a Rua Castelo do Piauí para implementação da primeira etapa das obras do parque, que seguirá do Parque do Carmo (nascente do córrego rio Verde) até o centro de Itaquera. O valor destinado para esta etapa foi R$ 2.592.988,52.
SEGUNDA FASE
Agora, para a segunda fase, a secretaria encaminhou nota dizendo que estão sendo construídos a administração, as quadras poliesportivas, playground para crianças e pessoas da terceira idade, pista de skate, áreas de piquenique, uma ponte de travessia sobre córrego rio Verde e a marquise do parque. Os recursos giram em torno de R$ 6.479.798,39 e ainda não há uma data estimada para a conclusão das obras.
Gostaria de informações sobre marginais a serem implantadas na Av. Jacu Pessego.
gostaria de saber quando sera implantado os aparelhos para ginastica e acabamento para que possamos correr pelo lado interno e externo do parque?
Esse parque e uma vergonha, totalmente pífio, as quadras poliesportivas são de areia, tem uma area grande sem nenhum proveito, uma pista de corre sem acabamento e abandonada tem que improvisar para correr do lado de fora do parque correndo risco de ser assaltado, lamentável um parque de aproximadamente 11 milhões tão ruim ta na cara que houve superfaturamento e desvio de dinheiro como ocorre sempre no nosso pais. #INDIGNADO
Quando vão começar as obras no Córrego Rio Verde, na parte que fica no centro de Itaquera: Rua Maria Andressa, Rua Cunha Porã, etc. e quais obras vão ser feitas.Vai haver desapropriações? Itaquera e bairros no entorno merecem uma atenção maior do poder público.
quando vai fazer a melhoria do rio verde no centro de itaquera?