Na última segunda-feira, dia 16, a Distrital Mooca da Associação Comercial de São Paulo comemorou o Dia do Comerciante com a palestra “Finanças”, proferida pelo consultor do Sebrae, Ulisses Tessari F. Morgado. “Um dado muito importante é que 54% das empresas encerram suas atividades em menos de cinco anos. E sabe por quê? Porque falta conhecimento em gestão”, alertou Morgado.
De acordo com o consultor é imprescindível se ter um planejamento estratégico e não pensar somente no presente, mas principalmente no futuro. “E também saber aproveitar as oportunidades do momento. Neste caso mais especificamente, a vinda da Copa para o Brasil é uma delas.”
PERDA DE CLIENTES
Outro ponto importante levantado por Morgado foi com relação ao atendimento. “Pesquisas revelam que 64% das empresas trocam de fornecedores devido ao mau atendimento ou pelo fato de não haver pós-venda. O cliente quer e deseja ser bem atendido e leva muito isso em consideração”, alertou.
Sobre o setor financeiro, Morgado salientou o seguinte: “Ao sinal de qualquer problema busque ajuda de profissionais especializados imediatamente. Não adie este processo porque lá na frente ninguém conseguirá reverter a situação negativa de sua empresa. O que acontecerá? Ela estará fadada a fechar as portas.”
Entre os sinais de alerta estão: queda nas vendas, saída de dinheiro superior ao de entrada, giro lento de estoque, aumento das despesas financeiras e dos gastos fixos, constantes perdas com inadimplência, ações trabalhistas e aumento de descontos de cheques e duplicatas.
MOMENTO DE ATENÇÃO
“O fluxo de caixa negativo é um forte indício de que alguma coisa não vai bem, assim como a perda de participação no mercado. Já o quadro ideal seria: fluxo de caixa positivo e crescente, reais ganhos financeiros e capital de giro próprio, além de investimento em marketing, por exemplo. É importante lembrar que o sinal amarelo começa a surgir quando há lucro mínimo para sobreviver, ou seja, paga-se tudo, mas não há uma margem de lucro suficiente para novos investimentos, impossibilitando o crescimento da empresa. Isso poderá deixá-la estagnada, o que não é nada bom para um mercado em plena expansão”, apontou Morgado.
NOVAS PALESTRAS
De acordo com o diretor-superintendente da Distrital Mooca, Julio César Olivieri, a ideia é realizar mais eventos como este que aconteceu no dia 16. “A palestra foi simultânea em todas as sedes distritais e reuniu cerca de 800 pessoas. Na Mooca ficamos muito contentes com o número de pessoas novas, ou seja, que vieram pela primeira vez à distrital, e também observamos uma mudança de perfil, com a presença de mais mulheres”, adiantou Olivieri, que ressaltou ter a intenção de levar as palestras da Distrital Mooca a outros bairros.