A Praça Júlio Botelho, no Parque São Jorge, começou a receber ações de revitalização em junho do ano passado. Aliás, quem passa pelo local, pode ver aparelhos de ginástica para a terceira idade e brinquedos infantis. Do mesmo modo, também houve investimento no espaço de área gramada e nas pistas de caminhada e corrida. Depois, as intervenções recuperaram, ainda, uma mini ramp de skate, que estava abandonada. Agora, fica a expectativa da criação de um jardim de chuva prometido pela Subprefeitura Mooca.
REIVINDICAÇÕES DE MORADORES
Além disso, todas as mudanças obtidas, atualmente, são fruto das reivindicações de moradores. Francisco Braz, por exemplo, há anos levava pedidos de verificação do terreno à Subprefeitura Mooca. Conforme ele, a praça já serviu como moradia para famílias de ciganos, para descarte de lixo e entulho, separação de material reciclável e queima de fios para a extração do cobre. Ou seja, caso o lugar não se torne atrativo para as famílias, tudo pode voltar a ocorrer.
MAIS ILUMINAÇÃO
Em relação a isso, foram acrescentados pedidos de podas de árvores e análise das lâmpadas e postes. “Assim, um ponto de encontro limpo, com atrações e bem iluminado produzirá impactos positivos na segurança da região”, disse Braz.
FURTOS E ROUBOS
Para donos de apartamentos no entorno, em meses anteriores a situação era precária, elevando o aumento de assaltos. Principalmente contra moradores do Condomínio Vibra Penha, localizado na Rua Ingu, 1.111, ao lado da praça. De acordo com alguns condôminos, suspeitos se aproveitavam da má iluminação e surpreendiam as pessoas. Eles roubavam celulares, bolsas e outros pertences pessoais. Durante a madrugada, os suspeitos passaram a furtar as rodas dos carros que ficavam estacionados em frente ao prédio.
MAIS GCM NO LOCAL
Com mais investimentos na praça, os moradores solicitam que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) esteja mais presente. Em noites mais quentes, as famílias podem levar as crianças para brincar e também ocupar os bancos, além de usarem os equipamentos. Com as rondas, a segurança do local ficará fortalecida.
O OUTRO LADO
A Subprefeitura Mooca informou que já foram realizados os serviços de revitalização de piso e canteiro, Academia para Terceira Idade (ATI) e pista de caminhada. Para a reinauguração da Praça Júlio Botelho, estão pendentes a execução da poda das árvores e a instalação de playground. O valor investido para a obra foi de R$ 481.440,88.