As obras do novo Terminal de Ônibus Urbano de Itaquera, ao lado da estação do Metrô, voltaram a ficar em ritmo lento. Até a última sexta-feira, dia 13, poucos funcionários da empresa contratada estavam no local trabalhando. O número de tratores e caminhões na área também diminuiu. Foram erguidas várias pilastras para servir de base da estrutura, porém não houve continuidade.
É possível ver diversos tipos de material de construção na área, mas a estrutura do novo terminal ainda não começou a surgir. A ideia é que milhões de usuários das linhas de coletivos e do Metrô passem a utilizar o espaço, até porque existe a possibilidade do terminal também absorver linhas de turismo, principalmente em direção ao litoral de São Paulo.
Apesar da empolgação dos passageiros, quando ouvem sobre a proposta, o projeto está caminhando a passos lentos. Enquanto a construção segue atrasada, o trânsito do entorno ainda tem problemas, devido alguns desvios e tapumes de proteção que “estrangulam” alguns pontos de passagem de carros e ônibus, inclusive na chegada ao shopping. O mesmo acontece com os novos acessos, atualmente fechados, que poderiam facilitar a vida dos motoristas.
Com isso, as antigas plataformas de embarque e desembarque continuam prestando o serviço, mesmo com problemas de falta de espaço em horários de pico. A questão gera discussões entre os usuários, porém, conforme a Secretaria de Serviços e Obras (SPObras), a empresa contratada pela Prefeitura havia encontrado dificuldades no percursso da construção e teve de se mobilizar para concluir reforço de subsolo e remanejamento de coletor de esgoto.
“Projeto tem amplo estacionamento”
Diante do quadro apresentado até o fim do ano passado, a reportagem voltou a procurar a SPObras para saber como a Prefeitura está dando continuidade ao projeto. Este semanário também quis saber se a construção tem a verba necessária para continuar e quando ela pretende entregar a próxima fase. Além disso, a redação indagou a secretaria a respeito do número de passageiros que será beneficiado com término da próxima fase.
HISTÓRICO
A nova área terá 40 mil m² e será complementar ao terminal já existente e ampliado em 8 mil m². O projeto do terminal atual ganhou novas plataformas, mais acessibilidade, um viário interno e uma passarela, com elevadores, que liga o Terminal à Arena Corinthians. O novo, além das plataformas, terá dois subsolos com estacionamento para carros e motos. No total, serão 488 vagas para veículos e 100 para motos.
Infelizmente pelo menos um dos elevadores está desativado. Inclusive, aquele cujo acesso se daria pela Avenida Radial Leste, sentido bairro, em frente à estação, está totalmente deteriorado, com vidros quebrados, portas arrancadas e toda a parte elétrica retirada. O espaço, que deveria servir para embarque e desembarque, serve de casa e banheiro para moradores de rua e usuários de drogas.
O OUTRO LADO
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SPObras), a construção do novo Terminal Itaquera, com 40 mil metros quadrados, está em execução. Estão sendo finalizados os pilares da plataforma de desembarque e realizados serviços de escavação e fundações. O planejamento orçamentário do exercício de 2018 prevê os recursos necessários para o andamento das obras, que estão previstas para serem totalmente concluídas em 2021. O valor do contrato é de R$ 456 milhões, que engloba a ampliação do atual Terminal Itaquera (concluída em junho de 2014), a construção do novo terminal Itaquera e a implantação de oito quilômetros de corredores de acesso ao terminal.