POR RICARDO BERISTÁIN MARTÍNEZ
Desde a sua chegada em 2019, o Porsche Taycan emplacou nada menos que 150 mil unidades em todo o mundo. É um número impressionante para o primeiro sedã esportivo de luxo 100% elétrico. O bom resultado anima os engenheiros de desenvolvimento da empresa alemã a criar atualizações importantes para o Porsche Taycan. Para a estreia da segunda fase dessa primeira geração, o modelo ficou mais eficiente e mais dinâmico, com maior autonomia e melhor desempenho.
Mas as atenções para o novo topo de linha Turbo GT foram ainda marcantes. A configuração traz diferenças visuais e técnicas em relação às demais configurações do modelo. Nenhuma delas ainda está sendo oferecida no Brasil, mas as versões pré-face-lift estão sendo oferecidas entre R$ 660 mil e R$ 1,15 milhão, sendo que a inédita versão Turbo GT custaria cerca de 15% acima da atual top, Turbo S, ou cerca de R$ 1,33 milhão.
Nas outras cinco versões – Standard, 4S, GTS, Turbo e Turbo S – as modificações visuais foram discretas. O elétrico continua a manter um design clean, destaca-se o design renovado dos faróis de quatro pontos, agora mais planos, com matriz de led, para-choque mais arredondado e sem o cluster vertical nas extremidades que conectavam o conjunto ótico com a entrada de ar. Os para-lamas ganharam um vinco que começa na parte interna dos faróis e vão até a coluna dianteira. Na traseira, as lanternas continuam de fora a fora na traseira, mais ficaram mais altas, com o anagrama tridimensional da marca mais evidente. Novamente aqui o para-choque ficou com mais arredondado, com dobras suavizadas.
Já a versão Turbo GT é, por natureza, um pouco mais exuberante no visual. Nada, porém, que confronte o bom gosto. O para-choque dianteiro recebe nas extremidades um arremate em forma de asa e tem uma abertura para ventilação dos freios, que chega até o conjunto ótico. Na parte inferior, um discreto aerofólio finaliza com dois pequenos winglets nas laterais. Na traseira, o para-choque recebe dois pequenos clusters com grade nas extremidades, tem ainda um aerofólio na tampa traseira e também traz winglets nas laterais, aqui com pequenos refletores vermelhos.
Dentro da cabine, as mudanças são pequenas e há poucas diferenças entre as versões. Praticamente todos os elementos permanecem com o mesmo design, com exceção do painel de instrumentos digital, que agora tem uma nova capa, a tela central tem funções adicionais, como uma integração aprimorada do Apple CarPlay e a função de vídeo no caso de receber a tela adicional para o passageiro, que pode realizar até transmissão de vídeo ao vivo. A Porsche também incluiu uma alavanca na parte traseira do volante pela qual você pode controlar os sistemas de assistência ao motorista. Na versão Turbo GT, o volante tem partes em fibra de carbono e os acabamentos são em Alcântara.
Onde há mudanças importantes é na seção de equipamentos. O Porsche Taycan tem uma carga significativa de assistências de série: suspensão pneumática adaptativa, iluminação ambiente, direção hidráulica adaptável, gerenciador inteligente de autonomia, carregador por indução, sonorização surround e modos de condução no volante, para citar alguns.
A marca não economizou no desempenho, o novo Taycan agora acelera muito mais rápido que seus antecessores, com a nova função Push-to-pass no pacote Sport Chrono. Esse recurso disponibiliza, ao apertar um botão, uma potência extra de até 180 kW – 245 cv – por até 10 segundos, dependendo da versão. Também a autonomia melhorou para até 687 km, no ciclo WLTP, por conta da bateria aumentada de 93 para 105 kWh ‑ são 175 km. O carregamento agora consome metade do tempo, indo de 10 para 80% em 18 minutos, contra 37 minutos anteriormente – mesmo com uma bateria maior.
Agora o novo Taycan além de ser mais eficiente, também ficou mais leve ‑ 15 kg para ser exato. As potências começam em 408 cv na versão Standard, com um zero a 100 km/h em 4,8 segundos, passando pelos 530 cv do 4S (zero a 100 km/h em 4,0 s), pelos 598 cv do GTS (zero a 100 km/h em 3,7 s), pelos 680 cv da Turbo (zero a 100 km/h em 3,2 s) e 761 cv da Turbo S (zero a 100 km/h em 2,8 s). Nas versões station Cross Turismo e Sport Turismo, o desempenho é equivalente em cada motorização. Já a versão Turbo GT é oferecida apenas na versão sedã com 789 cv e zero a 100 km/h em 2,7 s. Trata-se do Porsche mais potente produzido em série, seja elétrico ou não, adicionando o booster de 245 cv, que eleva o total a 1.034 cv. Com a potência adicional e o controle de largada acionados, o tempo de aceleração cai para 2,3 s. A máxima é de 290 km/h.
Mesmo com o já violento Taycan Turbo S já é violento, a Porsche levou este elétrico a um nível tal que foi obrigada a fazer alguns ajustes no chassi para suportar os 1.034cv. O modelo também é 75 kg mais leve que o Turbo S, com um total de 2.365 kg. O trabalho de redução de peso envolveu o uso de diversas peças em fibra de carbono em locais estratégicos, como os pilares centrais, carcaças dos espelhos laterais, saias, winglets, spoiler dianteiro e capô. Os bancos dianteiros são feitos de um composto de plástico reforçado e fibra de carbono.
O Porsche Taycan Turbo GT pode ainda receber o pacote Weissach, que reduz o peso em mais 70 kg. Nesse caso, às custas da retirada dos bancos traseiros e qualquer outro elemento que não seja indispensável. um peso de 2.295 kg. Nesta versão, destaca-se um enorme spoiler traseiro em fibra de carbono que lhe dá identidade própria e é eficaz no cronómetro, o Taycan Turbo GT atinge os 305 km/h e o zero a 100 é impressionante, 2,2 segundos neste sprint. E a autonomia ainda é convincente: 555 km.
Primeiras impressões
Dinâmica insana
O novo Porsche Taycan avaliado foi em Sevilha, na Espanha, é entrega uma experiência de condução incomparável, frente a qualquer outro modelo da marca alemã. A explosão gerada ao pisar no acelerador é fascinante, seja para arrancar ou fazer uma retomada. Mesmo que existam outros carros com acelerações brutais, o Porsche Taycan combina este desempenho com uma sensação de manuseio de um verdadeiro esportivo. É ágil, estável e completamente confiável nas curvas.
O percurso de condução contava com curvas exigentes combinadas com inclinações íngremes, que comprovou que o renovado Porsche Taycan pode ser um ótimo carro para o dia a dia, mas também é capaz de ser divertido, quando usado como um ótimo carro esportivo. Mas o auge da emoção fica atrás do volante do Porsche Taycan Turbo GT e seus 789 cv de potência. A sensação ao realizar o Launch Control é absurda. O sistema funciona assim: pisa-se no freio enquanto se acelera tudo, para então soltar o freio. Em menos de três segundos, ele ultrapassa o 100 km/h e gera um turbilhão de sensações e emoções em quem está a bordo.
No circuito de Monteblanco, em Huelva, na região da Andaluzia, no Sul da Espanha, houve melhores condições de explorar mais a fundo o Turbo GT. Numa zona de curvas contínuas, mostrou um equilíbrio impressionante e nos setores de alta, acelerou de forma firme e confiável até chegar à grande reta, com nada menos que 980 metros. Foi aí que o esportivo ultrapassou os 200 km/h, com fôlego para muito mais.