Na última sexta-feira, 31, o 8º Batalhão da Policia Militar, do Tatuapé, comandado pelo tenente coronel Benedito Pereira, divulgou um comunicado orientando as pessoas de como adotar uma postura preventiva no dia a dia. Para o comandante, o criminoso sempre procura uma oportunidade e vítimas que estejam desatentas.
Para quem sai de casa de carro, antes de sair deve verificar se há a presença de pessoas estranhas nas proximidades. Caso exista, não parar, entrar ou sair, avisar os familiares e chamar a polícia.
VIDROS FECHADOS
O motorista deve se habituar a dirigir com os vidros fechados e portas travadas, principalmente durante as paradas. Evite o uso de joias (correntes, relógios, anéis, braceletes, etc) quando estiver dirigindo. Pereira também pede que se evite transitar com objetos no veículo que despertem atenção como, óculos de sol, jaquetas, relógio, toca CD, presentes, entre outros. Caso seja necessário, eles devem estar trancados na porta malas.
Ele sugeriu aos motoristas não colocarem nos carros adesivos e outros símbolos que possam identificar a condição social e outras características pessoais, como: de prática de mergulho, condomínios ou academia de alto padrão.
LOMBADAS
Ao passar por lombadas, verificar se há a aproximação de pessoas suspeitas e manter uma distância suficiente do veículo à frente para poder desviar, caso ele pare, tentando bloquear o caminho.
As pessoas devem evitar permanecer no interior do carro estacionado na via pública. Esta é uma ótima oportunidade para elas serem surpreendidas. Se for necessário, deve ser feito em local que permita ampla visão, sempre alerta para a aproximação de estranhos.
Caso o motorista seja obrigado a estacionar na via pública, é melhor fazê-lo em locais movimentados e bem iluminados. Não se deve deixar roupas, caixas, sacolas, bolsas e outros objetos nos bancos do veículo. Deve-se cultivar o hábito de olhar ao redor, antes de aproximar-se do carro estacionado ou mesmo antes de estacionar.