EstaGazetapublicou matéria sobre o atraso no início dos testes operacionais no trecho Vila Prudente-Oratório da Linha 15-Prata do Metrô, pelo sistema monotrilho. A previsão inicial era para março.
O Metrô, através de sua assessoria de imprensa, informou, na ocasião, que no momento três composições estavam passando por testes dinâmicos. “Vale ressaltar que esse não é só o primeiro monotrilho do Brasil, mas também o de maior capacidade de transporte do mundo. Devido à grande complexidade de implantação do monotrilho, estão sendo realizados todos os testes necessários para que o sistema funcione com confiabilidade, segurança e eficiência – características das linhas operadas pelo Metrô paulista”, completou a nota oficial encaminhada à redação.
TESTES INICIADOS
Na semana passada, a assessoria do Metrô destacou que os testes nas composições da futura Linha 15 – Prata estão sendo realizados desde dezembro de 2013, e que atualmente dois trens estão em fase de testes. Um terceiro trem entrará em maio.
Eles englobam sistemas de portas, freios, tração, comunicação de bordo e rede CANbus (responsável pela comunicação entre os principais sistemas e o Sistema de Gerenciamento do Trem).
“O Teste Dinâmico é a última etapa, e será realizado na via, visando aferição e ajustes dos itens de desempenho do trem. A expectativa da Companhia do Metropolitano é iniciar a operação dos trens no primeiro trecho da Linha 15 – Prata, que interliga as estações Vila Prudente e Oratório, na forma de “Visita Controlada”, aos finais de semana, a partir de maio”, explicou a assessoria.
VIAGEM-TESTE
No dia 10 de janeiro, aconteceu a primeira viagem-teste de um dos quatro trens que irão operar inicialmente na Linha 15-Prata. O trecho percorrido foi de cerca de 600 metros – entre a estação Oratório e o pátio de manobras que leva o mesmo nome – e na ocasião foi anunciado à imprensa que os primeiros testes operacionais estavam previstos para março e que a operação comercial teria início entre o final de maio e começo de junho.
No total, 58 trens vão operar na Linha 15-Prata entre o Ipiranga e a Cidade Tiradentes, somando 26,6 quilômetros de extensão, 18 estações e dois pátios de manobras.
Os trens podem atingir até 80 quilômetros por hora e contam com sete carros cada um com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura. A capacidade é para transportar mais de mil passageiros por viagem, sendo os vagões equipados com ar-condicionado e com interligação entre os carros. A operação será automática, ou seja, sem a necessidade de operador no veículo.