Na última terça-feira, dia 5 de agosto, a comissão de julgamento do Metrô divulgou por meio de ata a proposta vencedora para obras de acabamento da Estação Anália Franco. O Consórcio Heleno & Fonseca Construtécnica S.A. venceu a concorrência com o valor de R$ 193,4 milhões, proveniente de recursos próprios, que também será responsável pelas obras dos poços de ventilação Coxim e Capitão, que fazem parte da estrutura da Linha 2-Verde e estão localizados na região de Vila Invernada e Vila Formosa.
O contrato segue para assinatura prevista salvo recursos administrativos. A previsão de execução é de 18 meses, contemplando acabamentos internos, instalações elétricas, hidráulicas e revestimentos. Com inauguração estimada para 2027, a Estação Anália Franco integra a primeira etapa de extensão da Linha 2-Verde, ao lado de Orfanato, Santa Clara e Vila Formosa.
CONCRETAGEM
Na última semana de julho, o Metrô concluiu a concretagem do túnel sul da futura estação Santa Isabel em operação ininterrupta de 12 horas, com 380 metros cúbicos de concreto lançado. Utilizada uma bomba de alta pressão, a ação foi acompanhada por engenheiros para combate imediato a eventuais anomalias.
Na mesma semana, a concretagem da estação Anália Franco também foi executada em menos de 24 horas, com aproximadamente 750 m³ de concreto — o equivalente a 94 betoneiras — em procedimento contínuo. Equipes especializadas reforçaram a logística de transporte e o controle de qualidade do material.
CARACTERÍSTICAS
A futura Estação Anália Franco terá 28 mil metros quadrados, cerca de 40 metros de profundidade e seis níveis, incluindo plataforma e mezaninos. O projeto prevê 23 escadas rolantes, oito elevadores, piso tátil e sinalização bilíngue, garantindo acessibilidade universal para atender 13 mil passageiros por dia.
Já Santa Isabel, com 12 mil m² e sete níveis, contará com 21 escadas rolantes e quatro elevadores, além de áreas de convivência climatizadas. A estação foi projetada com sistemas de ventilação natural e artificial, recebendo até 13,2 mil usuários diariamente em inauguração prevista para 2028.
EXPANSÃO
O plano de ampliação da Linha 2-Verde contempla 8,3 quilômetros de extensão — sendo 8 km operacionais —, oito novas estações e 22 trens adicionais, beneficiando cerca de 1,2 milhão de passageiros todos os dias. O investimento total estimado supera R$ 6 bilhões, com recursos federais, estaduais e aporte do BNDES.
A primeira fase, de Vila Prudente a Vila Formosa, será concluída em 2027. A segunda etapa, até a Penha, integrando-se à Linha 3-Vermelha, tem entrega prevista para 2028 e incluirá integração completa a corredores de ônibus e ciclovias urbanas.
IMPACTOS
As obras envolveram interdições viárias pontuais, desvios de linhas de ônibus e rigorosas medidas de segurança, com monitoramento em tempo real de vibrações e ruído. Medidas ambientais, como contenção de poeira e gestão de resíduos, também foram adotadas para mitigar impactos à comunidade.
Com o término dos trabalhos, espera-se melhoria na mobilidade urbana, valorização dos bairros e geração de cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos. A ampliação reforça a malha metroviária da Zona Leste, dinamiza o comércio local e contribui para a qualidade de vida dos paulistanos.