Desde o início da atual gestão, em 2021, foram entregues à população 52,66 quilômetros de novas faixas exclusivas de ônibus. Entre os meses de janeiro de 2023 e janeiro de 2024 foram implantados 20,52 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus em todas as regiões da cidade. E, desde o início da gestão, foram entregues as seguintes extensões, por região: 24,56 quilômetros na Zona Leste; 9,76 na Norte; 9,57 na Sul; 7,21 na Oeste e 1,56 no Centro.
SECRETARIA
Segundo a Secretaria de Transportes, o sistema conta, diariamente, com a operação de cerca de 12 mil ônibus, divididos em 1,3 mil linhas. São feitas, em média, 7 milhões de embarques de passageiros diariamente.
JOSÉ BONIFÁCIO
Duas novas faixas exclusivas foram entregues em fevereiro de 2023. Elas começam na Rua Jardim Tamoio, seguindo por trecho da Avenida Nagib Farah Maluf. Além disso, ocupam ambos os sentidos da via, na região do Conjunto Residencial José Bonifácio, na Zona Leste.
MOOCA
Depois, na região do Jabaquara, Zona Sul, foram implantadas, em junho de 2023, faixas exclusivas de ônibus na Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira. Ademais, estão em trechos nos sentidos bairro e centro, favorecendo cerca de 13,5 mil passageiros que utilizam as 17 linhas de ônibus. Ainda em junho, na Mooca, foi entregue a faixa exclusiva na Avenida Adutora do Rio Claro. Aliás, elas estão entre Rua Lavínia Ribeiro e Rua Juliano Moreira, por onde passam nove linhas.
SAPOPEMBA
Em seguida, em julho, houve a inauguração de mais cinco novas faixas exclusivas para ônibus em diferentes regiões da cidade. Sobretudo para facilitar o deslocamento de aproximadamente 77 mil passageiros que usam as 57 linhas que têm itinerário pelas vias. No bairro da Penha, foram duas faixas exclusivas: na Rua Henrique de Souza Queirós e na Rua Mário de Castro. Nesse ínterim, em Sapopemba, a implantação ocorreu na Rua Francisco Manuel Beranger. Na Lapa, Zona Oeste, a faixa exclusiva foi entregue na Rua Quirino dos Santos. E no Ipiranga, Zona Sul, houve a entrega de faixas na Avenida Padre Arlindo Vieira em trechos nos sentidos centro e bairro.
PENHA
Além disso, a Vila Maria, na Zona Norte, também recebeu novas faixas exclusivas em julho, em trechos das avenidas Professor Castro Júnior e Conceição. Desse modo, haverá o tráfego de 13 linhas de ônibus que atendem 19 mil passageiros diariamente. Ademais, na mesma região, também foram entregues faixas em ambos os sentidos da Avenida Araritaguaba, atendidas também por 13 linhas, entre as avenidas Guilherme Cotching e Das Cerejeiras. Por fim, ainda no mês de julho, entrou em operação a faixa exclusiva na Rua Capitão Avelino Carneiro, na Penha.