PRAÇA GENERAL COSTA BARRETO
Decreto nº 2.631 – 8 de julho de 1954.
● Localização: fica entre as Ruas Mossamedes, Padre Diogo Nunes e Alcacer Kehir.
● Denominação antiga: Praça Sem Nome.
● Histórico: Roque da Costa Barreto foi sargento-mor da Batalha de Estremadura e como mestre-de-campo-general comandou terços de Lisboa sob o reinado de Dom Afonso VI. Pertencia ao limitado círculo de confiança do monarca português.
Em 23 de janeiro de 1677, foi nomeado governador geral do Brasil. Governaria baseado nos estatutos do regimento dos Governadores-Gerais (datado de 20 de março de 1677 ). Até então, ainda vigorava o Regimento de Tomé de Sousa. O novo documento, melhorado por Costa Barreto, transformou-se em uma pequena Constituição para o país. Essa carta mostrou-se tão adequada à realidade brasileira, que as primeiras alterações em seu texto só foram feitas em 30 de julho de 1796, mais de um século após. Por ele, os capitães-generais das diversas regiões teriam de subordinar-se ao Governador-Geral, com sede na Bahia.
Roque da Costa Barreto governou com justiça e energicamente até 23 de maio de 1682. Munido de seu Regimento, impediu que os capitães-generais abusassem do poder e enriquecessem de forma ilícita. Essas eram práticas comuns antes de Barreto chegar ao Brasil. O padre Antonio Vieira assim se expressou a respeito de seu caráter: inteireza, desinteresse e exemplo de vida são suas virtudes.