Cerca de dois meses. Este é o tempo que a Rua Ibitirama, entre a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo e a Rua Cavour, deverá ficar parcialmente interditada em razão das obras da Linha 15 – Prata, via monotrilho, até a Cidade Tiradentes.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que durante este período a ocupação será da faixa da direita da Rua Ibitirama. Por isso os veículos serão deslocados para o lado esquerdo da via, passando a trafegar em duas faixas de rolamento restantes.
A CET disse também que está monitorando e orientando o tráfego na região, e que para mais informações o telefone é o 1188 – Fale com a CET.
VILA PRUDENTE-ORATÓRIO
A entrega do primeiro trecho do sistema monotrilho em direção à Cidade Tiradentes, Vila Prudente-Oratório, deve acontecer no segundo semestre deste ano.
A nova ligação, que passou a se chamar Linha 15-Prata, contará com 54 trens em operação, compostos de sete carros cada e passagem livre entre os vagões. O sistema será via UTO – Unattended Train Operation, ou seja, sem operador, igual ao da Linha 4 –Amarela do Metrô.
Com velocidade mínima de 35km/h, o projeto, com 17 estações e 24,5 km, está dividido em dois trechos: Vila Prudente – São Mateus, com 13,0 km, 10 estações e 1 pátio; São Mateus – Hospital Cidade Tiradentes, com 11,5 km, 7 estações e 1 pátio. Também está em estudo a sua expansão, com mais 1,5 quilômetro, até o Ipiranga.
PRAZOS E ENTREGAS
De acordo com as últimas informações da Companhia do Metropolitano (Metrô),
O monotrilho da Linha 15-Prata, o primeiro da América Latina, terá capacidade para atender a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a 500 mil pessoas diariamente, reduzindo para 50 minutos o trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, que hoje é de mais de duas horas.
O primeiro trecho, de 2,9 quilômetros, entre as estações Vila Prudente e Oratório, incluindo o pátio Oratório, deverá ser entregue até o final deste ano. O segundo trecho, até São Mateus, em 2014, e o terceiro trecho (até o Hospital Cidade Tiradentes) até 2016.
LICENÇA AMBIENTAL
Em dezembro do ano passado, o Metrô obteve da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente três licenças ambientais de instalação de trechos das obras para os seguintes locais: 4,5 km de estrutura elevada no canteiro central da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo, entre a estação Oratório e o cruzamento com a Rua Manuel Arruda castanho; 6 km de estrutura elevada, junto a canteiros centrais da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo com a Rua Arruda Castanho, seguindo pela Avenida Sapopemba e final, após a Praça Felisberto Fernandes da Silva, no cruzamento da Avenida Ragueb Chohfi com a Rua Ursa Menor; 660m de vias elevadas para circulação de trens no canteiro central da Avenida Sapopemba, nas proximidades das futuras Estações Jardim Planalto, Sapopemba e Fazenda da Juta.
ATENDIMENTO
A Central de Relacionamento com a Comunidade – Monotrilho Linha 15-Prata atende na Rua Januário Cicco, 100, São Lucas. O telefone para informações é o 3715-1951,
de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas.
SOBRE A ESTAÇÃO ORATÓRIO
A estação Oratório, que terá como endereço a Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo, próximo à Rua Domingos Afonso, encontra-se em fase de acabamento.
Seu prédio tem cinco mil metros quadrados de área construída e dois acessos, cada um com bicicletário para 50 vagas. Totalmente acessível, a estação contará com elevadores e escadas rolantes que permitirão o acesso do mezanino às plataformas.
Segundo informações do Metrô, o “acesso Nupeba” está com 100% de sua obra bruta concluída, estando em fase final a instalação da estrutura da passarela metálica que fará a interligação com o mezanino da estação.
A estrutura de concreto armado do “acesso Oratório” também está com suas obras adiantadas. Junto a este acesso, está localizado o edifício que abrigará as salas técnicas e operacionais, com 90% de suas obras concluídas.
PÁTIO ORATÓRIO
No Pátio Oratório já foram concluídas as etapas de terraplanagem, galerias de serviços subterrâneos, o muro de arrimo, além de iniciadas as obras de fundação do Bloco A (oficinas). Na área do estacionamento de trens, todas as fundações já foram concluídas.
ORATÓRIO-SÃO MATEUS
Neste trecho, de cerca de dez mil metros de extensão, já foram instalados 130 pilares de via (aproximadamente 40% do total previsto) e mais de 38 vigas-guia (de um total de 679), o que representa um trecho de via dupla de cerca de 570 metros.