Com a informação de que não havia mais pacientes infectados com Covid-19 no Hospital Municipal do Tatuapé, na última quinta-feira, dia 9, a reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde para saber se o dado era verdadeiro. Além disso, foi perguntado se o HMT realiza alguma outra ação indireta para receber menos casos. À SMS também foi perguntado se os outros atendimentos, nas áreas de traumas, queimados, bucomaxilo, tinham desafogado.
HMT RESPONDE
A SMS informou que o Hospital Tatuapé é uma unidade não Covid-19. Entretanto, se após atendimento forem indicados sintomas ou exames que evidenciem suspeita da doença, é realizada a coleta do exame e o paciente mantido em leito específico de estabilização até a transferência. Na quinta-feira, dia 9, havia um paciente internado, porém deixou de ser transferido por não apresentar condições clínicas para transporte.
MEDIDAS DE MELHORIA
A SMS adotou várias medidas que possibilitaram a melhoria na assistência, tais como: os serviços foram organizados conforme perfil, separando demandas Covid-19 e não-Covid, aprimoramento da classificação de risco na entrada das unidades da rede de urgência, reforma e ampliação de leitos, qualificação na assistência por meio implementação de protocolos, melhoria na dispensação dos gazes medicinais como aquisição de usinas, melhoria na capacidade operacional da regulação com equipe que possibilita a transferência dos paciente de forma mais assertiva para o serviço que atenda a necessidade do usuário, monitoramento da rede de urgência em tempo real e diário, entre outras