Projeto tem investimento de R$ 15 bilhões e vai beneficiar 1,2 milhões de passageiros com redução no tempo de deslocamento na Zona Leste da capital
O governador Tarcísio de Freitas visitou nesta quinta-feira (5) as obras de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô, projeto de mobilidade urbana que vai contar com mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. São R$ 15 bilhões em investimento que incluem a compra de novos trens e vão beneficiar o deslocamento de quase 1,2 milhões de passageiros que vão utilizar a linha diariamente.
“A obra está indo bem. Já demos a ordem de serviço para o próximo trecho, da Penha para a Dutra, que é então a nossa ligação da Linha 2 com Guarulhos. Com essa ordem de serviço a gente está na fase de finalização de projeto executivo. A gente vai mobilizar mais uma tuneladora, deve começar a operar no primeiro trimestre de 2026”, afirmou Tarcísio. “Quando a gente pega extensão da Linha 4, extensão da Linha 5, Linha 2 mais a Linha 6, a gente está chegando a 44 quilômetros de obra de metrô. E isso é extremamente significativo”, acrescentou.
A visita ocorreu na futura estação Aricanduva e teve a participação do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, além de executivos ligados à construtora responsável pelo empreendimento. A nova estação está 56% concluída e atualmente estão sendo construídas as estruturas que vão reforçar os seis poços que fazem parte da base da estação. Com isso, será possível começar a construir os diferentes andares, como a plataforma, os mezaninos e entradas.
Localizada na avenida Aricanduva, entre as ruas Tenente Coronel Soares Neiva e Rodeio, a estação terá 19,5 mil m² para receber uma demanda projetada de 25 mil passageiros por dia. Ao todo, serão cinco níveis – contando com a plataforma de embarque –, distribuídos em 27 metros de profundidade, com 18 escadas rolantes, cinco elevadores e outros elementos de acessibilidade.
A Futura Maior Linha de Metrô
A ampliação da Linha 2-Verde incluirá 8,4 km de vias (sendo 8 km operacionais) e oito novas estações na zona leste de São Paulo. A primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, deve ser concluída até 2027, e a segunda, de Vila Formosa a Penha, está prevista para 2028. O novo trecho facilitará o deslocamento dos moradores da região leste e distribuirá a demanda nas linhas de metrô e trem, oferecendo mais conforto aos usuários.
Concluída, a Linha 2-Verde terá 23 km de via ligando a Vila Madalena à Penha, tornando-se a maior linha da rede metroviária paulista. A ampliação da linha conta com a maior tuneladora em operação da América Latina, conhecida como Tatuzão. O equipamento já avançou com a escavação de mais de 1,5 km de túneis.
A Linha 2-Verde também conta com outros dois projetos de expansão que vão conectar a Estação Vila Madalena à Cerro Corá e a Estação Penha à futura Estação Dutra em Guarulhos. A ampliação no sentido Dutra tem 5,8 km de extensão contratados com projeto para cinco novas estações. Já a expansão para Cerro Corá terá 1,3 km de extensão e está na fase de contratação do Projeto Básico.