Uma grande quantidade de fios estão caindo dos postes na Mooca e na Vila Prudente. Caminhando pelos bairros, é possível se deparar, por vezes, com emaranhados de fios que estão pendurados pelas calçadas e ruas da região.
Em vários pontos da Avenida Paes de Barros há inúmeros fios soltos dos postes. Na altura do número 2.800 da via, diversos fios foram encontrados soltos nas calçadas, atrapalhando e colocando em risco a segurança dos pedestres, já que mesmo que não sejam para iluminação, por eles passam cargas elétricas.
Na Rua Aparaju, bem próximo da avenida, a reportagem flagrou um enorme emaranhado jogado pela calçada. “É horrível ter que caminhar e ficar desviando dos fios. Isso é uma falta de respeito com os cidadãos que pagam seus impostos em dia”, reclamou um morador que reside em um edifício próximo ao local.
VÁRIOS LOCAIS
Outras das principais vias do bairro, como as Ruas da Mooca e do Oratório, também são palco desse problema. A Gazeta publicou na edição de 21 a 27 de julho, sobre o fio que estava preso por um cone, no cruzamento entre a Rua Terenas com a Avenida Paes de Barros. Depois de quase 1 mês, o fio foi recolocado no poste.
VILA PRUDENTE
Entre as ruas Ibitirama e Cavour, no entorno da estação de Metrô Vila Prudente, também há uma grande quantidade de fios soltos, que atrapalham os pedestres, já que as vias recebem um grande fluxo de pessoas todos os dias. Um dos fios, inclusive, atrapalha a passagem na calçada, por estar baixo e ao mesmo tempo no poste.
BUROCRACIA
O Departamento de Iluminação Pública (Ilume), da Secretaria Municipal de Serviços, alega não ser responsável pelos fios, por não haver rompimento de energia elétrica. Em contato com a NET, empresa que presta serviços de telefonia, Internet e televisão a cabo, a assessoria de imprensa também alega não ter responsabilidade sobre os fios mencionados. A reportagem não obteve contato com a Vivo, umas das instituições responsáveis pelo serviço de telefonia em São Paulo.
ANEEL
Em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, para saber a qual é o setor responsável pela manutenção dos fios e postes da capital, a orientação foi a de recorrer à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para esclarecimentos. Até o fechamento dessa edição, a agência não se pronunciou.