por Eduardo Rocha
Quando decidiu importar o 500e para o Brasil, em 2021, a Fiat sabia que trabalhava com um produto que atuaria em um nicho de um nicho. Além de ser um carro elétrico, era um subcompacto de luxo, quase um bibelô tecnológico. O modelo chegou na versão topo de linha Icon por um valor que na época fazia sentido pelo que o mercado oferecia: R$ 239.990. Agora, o modelo é vendido por R$ 214.990 (obviamente, um preço de lista) e apesar de estar R$ 25 mil mais barato, é um preço que não tem mais sentido por conta dos carros chineses que invadiram o mercado com custos bem mais atraentes.
As vendas do modelo mostram bem essa contradição. Em 2022, primeiro ano pleno de vendas, foram 202 emplacamentos – dentro do esperado para um carro caro que só era oferecido em poucas concessionárias. Já em 2023, as vendas caíram a um quarto disso: 50 unidades. E 2024 vai pelo mesmo caminho, com apenas 5 vendas nos primeiros cinco meses. Essa queda não estava nos planos da marca, que até hoje comercializa os 500e ano/modelo 2022.
Esses descaminhos de mercado pouco têm a ver com qualidade, tecnologia ou eficiência do modelo da Fiat, que esbanja charme e praticidade para a vida urbana. O pequeno modelo italiano, produzido em Mirafiori, em Turim, é movimentado por um motor elétrico dianteiro, que traciona as rodas dianteiras. São 87 kW, equivalente a 118 cv, com 22,4 kgfm de torque instantâneo. Como pesa 1.352 kg, Este conjunto consegue acelerar o subcompacto de 1.352 kg de zero a 100 km/h em 9 segundos, com máxima limitada a 150 km/h.
Nas dimensões, é um típico subcompacto. Ele tem 3,63 metros de comprimento (6,2 cm a mais), 1,53 m de altura (2,9 cm a mais) 1,68 m de largura (5,7 cm a mais) e 2,32 m entre os eixos (2,2 cm a mais). A capacidade do porta-malas é de 185 litros, que sobe para 550 litros com o banco traseiro rebatido.
A bateria de 42 kW/h oferece uma autonomia de 227 km, segundo a metodologia do InMetro. O tempo de recarga fica em torno de 6 horas com o recarregador doméstico de 7,4 kW de capacidade e 4 horas com o de 11,7 kWh. O modelo aceita, no entanto, recargas ultra-rápidas de até 85 kW, que recarrega 80% da capacidade em 35 minutos. Segundo o InMetro, o 500e tem custos de consumo elétrico equivalentes a um carro que performasse 47,3 km/l na cidade e 40,4 km/l na estrada.
Como é um carro de imagem, a versão Icon trazida tem absolutamente todos os equipamentos disponíveis para o modelo. Tem chave presencial, ar-condicionado automático e programável, revestimento dos bancos bicolor em couro sintético, sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, GPS, roteador de internet para até oito aparelhos e painel digital de 7 polegadas. O modelo conta ainda com sensores de aproximação 360º, câmera de ré, freio de estacionamento eletromecânico, carregador de celular por indução, sistema de som com seis alto-falantes, sensor de luz e de chuva, rodas de liga leve aro 16 e teto solar elétrico.
Na parte de segurança, o 500e também é bem completo. Ele traz seis airbags, sensor de ponto cego, monitoramento e centralização na faixa de rolamento, controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de sinalização para limite de velocidade, monitor de pressão de pneus, além de itens como controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e fixação isofix para cadeiras infantis.
Ponto a ponto
Desempenho – A dinâmica do 500e é bem equilibrada. O modelo se vale da potência de 118 cv e do bom torque de 22,4 kgfm para movimentar seus mais de 1.300 kg. O subcompacto se comporta de forma semelhante a um compacto com boa motorização, mas é ainda mais ágil em ambiente urbano, com acelerações muito forte nas arrancadas, com zero a 60 km/h em 4,2 segundos e a 100 km/h em 9 segundos. Mesmo trazendo tambores na traseira, os freios são extremamente eficientes e o sistema regenerativo dá ainda mais segurança. Os modos de condução, Normal, Range e Sherpa, alteram a ação da frenagem regenerativa e também podem funcionar para reduzir ou liberar a rolagem se alternados em meio à condução. A máxima de 150 km/h é mais que suficiente em um país que não tem autoestrada com velocidade liberada. Nota 8.
Estabilidade – As baterias instaladas no piso rebaixam o centro de gravidade do modelo e aumentam ainda mais a sensação de se estar dirigindo um kart. A estabilidade é impressionante, o 500e não inclina nas curvas e oferece muito controle ao condutor – até pelo ajuste firme da suspensão. A direção elétrica é leve, mas não perde a comunicação com as rodas. Nota 9.
Interatividade – O subcompacto da Fiat é um modelo recheado de tecnologia, com diversos recursos ADAS, a central multimídia Uconnect mais evoluída, sensores 360º e três modos de condução que realmente alteram o comportamento do carro. As informações no painel são claras, com grafismos simples e limpos. Nota 8.
Consumo – Segundo o InMetro, o 500e tem um consumo de energia equivalente a um modelo a gasolina que fizesse 47,3 km/l na cidade e 40,4 km/l na estrada. A autonomia em trajeto misto é de 227 km, com a bateria de 42 kWh. Na prática, no entanto, esses números são fáceis de superar numa condução urbana mais eficiente. O modelo pode receber carga em tomadas domésticas aterradas (220 V e 20 A, carga total em cerca 10 horas) em carregadores de corrente alternada de parede de 7,4 kWh (6 horas) e de 11 kWh (4 horas). Em corrente contínua, com em eletropostos, aceita até 85 kWh (cerca de 40 minutos). Ou seja: é um carro possível de se usar no cotidiano urbano ou suburbano. Nota 9.
Conforto – O 500e é um modelo desenhado para duas pessoas, mas com possibilidade de carregar mais dois ocupantes no banco traseiro, desde que não sejam muito volumosos. É um modelo de charme, com revestimento de boa qualidade, teto solar, ar digital, bom isolamento para ruídos e acústica que colabora com a qualidade sonora do áudio. A suspensão é rígida, pois foi pensada para os carpetes europeus, mas não sofre muito com pequenas irregularidades. Nota 8.
Tecnologia – A plataforma SCCS, uma versão menor da usada no Jeep Renegade, foi modernizada e adaptada para inserir os módulos de bateria no piso. O modelo traz ainda diversos recursos ADAS, central multimídia bom conexão fácil e todos os recursos esperados em um carrinho de luxo. Nota 8.
Habitabilidade – O 500e traz um porta-malas exíguo, de 185 litros, que pode ser ampliado para até 550 litros com os encostos traseiros rebatidos. É um modelo para dois passageiros, que são extremamente bem tratados. Os bancos mais parecem poltronas de tão confortáveis e o teto solar elimina qualquer possibilidade de pane para claustrofóbicos. Há bons nichos sob o apoio de braços, no console central e nas portas, além do porta-luvas. Uma curiosidade: as portas trazem botões nos puxadores para a abertura, mas há também maçanetas mecânicas, meio ocultas no porta-objetos das portas, para o caso de o 500e ficar totalmente sem energia. Nota 9.
Acabamento – O 500e é bem acabado, simpático e utiliza bons materiais nos revestimentos e guarnições. O design no interior harmoniza perfeitamente com as linhas externas do modelo. Ou seja: cumpre muito bem o papel de carro de charme. Nota 8.
Design – É um dos principais pontos de atração do subcompacto da Fiat. As linhas arredondadas fazer referência ao 500 original, ao mesmo tempo que foram retrabalhadas para dar um ar futurista ao modelo. Nota 9.
Custo/benefício – Os R$ 214.990 pedidos pelo Fiat 500e o deixa quase 20% acima das versões mais completas de compactos elétricos, que são maiores, mais potentes e com recursos tecnológicos semelhantes, mas não têm o mesmo charme nem o mesmo nível de acabamento. Nessa composição, o 500e acaba confrontando o Mini Cooper S E, que está em fase de troca de geração e nesse momento é ofertado por R$ 229.990. Nota 6.
Total – O Fiat 500e Icon obteve 82 pontos de 100 possíveis.
Impressões ao dirigir
Elétrico magnético
O Fiat 500e é extremamente silencioso, tanto para quem está no interior quanto para quem está do lado de fora. Ainda assim, chama enorme atenção por onde passa. As parcas vendas do modelo no Brasil desde seu lançamento em 2021 – foram apenas 260 unidades emplacadas até hoje – tornam o subcompacto italiano muitíssimo exclusivo. O visual do 500e mantém a tradição do design italiano: linhas simples, modernas e simpáticas com detalhes ousados e surpeendentes. Esse mesmo conceito se repete no interior, com as telas digitais, as guarnições atraentes e os revestimentos requintados. É a perfeita tradução de um carro de charme.
Por outro lado, o 500e não surpreende nada em movimento. Ele entrega tudo que se espera de um carro elétrico pequeno. Arrancadas e retomadas vigorosas, com suavidade e equilíbrio de rodagem otimizados pelo peso das baterias instaladas no piso. Apenas em relação à estabilidade o 500e se diferencia: ele é mais pregado no chão e dá uma sensação de segurança bem acima da média. Numa condução mais agressiva, a impressão é de se estar pilotando um kart.
O interior sofre as limitações previsíveis de um subcompacto, com boa área para os ocupantes dianteiros e espaço exíguo atrás, mais adequado para crianças. Os acabamentos e o design internos criam um ambiente agradável e o teto solar é um charme a mais – embora a tela de proteção seja muito fina para isolar o calor tropical nos dias mais quentes. O modelo tem uma central multimídia bastante familiar para quem conhece os carros da Stellantis e os recursos ADAS têm alertas mais escandalosis que o desejável. Em conclusão, é um carro urbano – até pela autonomia de 227 km , idealmente para dois passageiros e indicado para quem não se incomoda de chamar a atenção por onde passa.
Ficha técnica
Fiat 500e Icon
Motor: Elétrico, dianteiro síncrono de imãs permanentes com redutor integrado.
Transmissão: Uma marcha à frente e uma a ré. Tração dianteira. Traz controle eletrônico de tração e estabilidade de série.
Potência: 118 cv a 4.200 rotações.
Torque: 22,4 kgfmentre zero e 3.733 rotações.
Aceleração de zero a 50 km/h: 4,2 segundos.
Aceleração de zero a 100 km/h: 9,0 segundos.
Velocidade máxima: 150 km/h.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com amortecedores hidráulicos pressurizados, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira com eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados. Controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 195/55 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Freios ABS com EBD e assistência de partida em rampa.
Carroceria: Hatch subcompacto em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 3,63 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,53 m de altura e 2,32 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cabeça de série.
Peso: 1.352 kg.
Capacidade do porta-malas: 185 litros e 550 litros com os encostos traseiros rebatidos.
Bateria: Com 42 kWh de capacidade. Portas de carregamento AC type 2 e DC combo 2.
Autonomia na norma InMetro: 227 km no ciclo misto.
Produção: Turim, Itália.
Lançamento do modelo: 2021.
Preço: R$ 214.990.