Moradores do Tatuapé reclamam que vários semáforos de cruzamentos da Avenida Celso Garcia ficam apagados ou quebrados com frequência. As pessoas apontaram para problemas nos cruzamentos da Avenida Celso Garcia com as ruas Ivaí, Cesário Galero e Henrique Sertório. Anteriormente, surgiram problemas também nos cruzamentos da avenida com as ruas Antonio de Barros e Tuiuti.
CONGESTIONAMENTOS
Quem vive na região quer saber o que vem ocorrendo nesses locais. As pessoas se dizem fartas dos congestionamentos, acidentes e risco de atropelamentos por conta da falta de manutenção,. O questionamento remete à recorrência das falhas e à preocupação com a possibilidade de eventos mais graves nesses locais. Fábio Martim pergunta se estão sendo feitos investimentos em equipamentos mais modernos na avenida. Nesse sentido, ele quer saber o valor das verbas empregadas e quais aparelhos foram remodelados. Do mesmo modo, quem vive no local espera respostas sobre os semáforos chamados de inteligentes, pois têm a capacidade de monitorar o trânsito, além de controlá-lo.
O OUTRO LADO
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) relatou que, no dia 8 de abril, ocorreu acidente envolvendo caminhão e poste de energia elétrica. O fato ocorreu na Avenida Celso Garcia com a Rua Filipe Camarão, afetando o fornecimento de energia na região. O acidente gerou a necessidade de manutenção na rede de semáforos das imediações. Desse modo, foi necessária a troca do controlador semafórico do cruzamento entre a Celso Garcia e as ruas Filipe Camarão e Henrique Sertório.
TROCA DE CONTROLADOR
Ademais, a CET afirmou ter agentes acompanhando as equipes durante os trabalhos de manutenção dos semáforos, realizando ações de operação de trânsito nos cruzamentos. No último mês, foram registradas 28 ocorrências para manutenção semafórica na Avenida Celso Garcia. Assim, foram quatro por falta de energia e 22 nos cruzamentos da Celso Garcia com as ruas Filipe Camarão e Henrique Sertório, relacionados à necessidade da troca do controlador danificado.
SEMÁFOROS TRADICIONAIS
Quarenta e dois cruzamentos da avenida estão inseridos no programa de modernização de semáforos, da SP Regula. Os novos equipamentos estarão concentrados em quatro diferentes subáreas (Celso 1, 2 e 3 e Salim). Por enquanto, o corredor ainda opera com semáforos tradicionais e o início do processo de transição, para os equipamentos inteligentes, será definido pela CET.