A Secretaria Estadual da Educação vai ampliar em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa e em 70% à matemática do Ensino Médio a partir de 2024, além de incluir aulas de geografia, história e física na 3ª série do Ensino Médio.
NOVIDADE
Outra novidade prevista para o próximo ano letivo é a inclusão de aulas de educação financeira para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Este ano, o governo optou por simplificar a oferta de itinerários formativos do Ensino Médio — de 12 para três itinerários formativos, incluindo o Ensino Técnico — e ampliar a carga horária das disciplinas de matemática, língua portuguesa, física, geografia e história.
REDAÇÃO E LEITURA
Na 3ª série, será ampliada de duas para três aulas de língua portuguesa e outras duas de redação e leitura. Na 2ª série, além das três aulas semanais, os estudantes terão outras duas aulas de redação e leitura. Na 1ª série do Ensino Médio, atualmente são cinco aulas semanais destinadas a essas aulas. A partir de 2024, serão seis aulas semanais, contando com quatro específicas de língua portuguesa e duas de redação e leitura.
AULAS DE MATEMÁTICA
Por outro lado, na 3ª série, os estudantes passam a ter três aulas de matemática (ante a duas oferecidas em 2023) e outras duas aulas de educação financeira. Na 2ª série, serão mantidas as atuais três aulas, mais duas aulas de educação financeira. Na 1ª série do Ensino Médio, serão cinco aulas de matemática e duas de educação financeira.
RESPOSTA À DEMANDA
As disciplinas de física, geografia e história serão reintegradas à matriz curricular da 3ª série do Ensino Médio com duas aulas na semana para cada disciplina, em resposta à demanda de estudantes e professores da rede.
NOVA DISCIPLINA
Além de duas aulas para cada série do Ensino Médio, estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental também terão uma nova disciplina para complementar a aprendizagem de matemática: as aulas de educação financeira.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
A proposta é de que as aulas de educação financeira sejam ministradas de forma a atrelar ensino-aprendizagem com a realidade de cada aluno, de cada comunidade escolar. Por aqui, estamos estabelecendo um processo que não se limite a ensinar um estudante a aplicar o seu dinheiro, mas também a não se endividar.