Este mês a estação Belém do Metrô, que faz parte da Linha 3 – Vermelha, festeja seus 40 anos de existência. A plataforma, localizada na Avenida Alcântara Machado, está ligada à estação Bresser–Mooca através do único túnel existente na parte Leste da linha Linha 3–Vermelha. Ao mesmo tempo, conecta-se à estação Tatuapé por meio de um viaduto sobre a Avenida Salim Farah Maluf. A estação está próxima ao Pátio Metrô Belém.
ATÉ 20 MIL PASSAGEIROS POR DIA
Ademais, a estação possui mezanino de distribuição sobre plataforma central em superfície, estrutura em concreto aparente e cobertura com pré-moldados de concreto. Depois, possui acesso para pessoas com deficiência por meio de rampas. A estação também está integrada com o Terminal de Ônibus Urbano e estacionamento. Ela tem a capacidade de atender até 20 mil passageiros por dia.
PLANEJAMENTO
A propósito, antes da fundação do Metrô, muito trabalho de pesquisa e planejamento foi necessário. Por isso, é importante lembrar a história que deu origem à primeira empresa de transporte metroviário do Brasil.
GRUPO EXECUTIVO METROPOLITANO
Assim, no ano de 1966, foi criado pelo então prefeito Faria Lima o Grupo Executivo Metropolitano (GEM), que mais tarde se tornaria o Metrô. Esse grupo contratou um consórcio de duas empresas alemãs, Hochtief e Deconsult, que se fundiu com a brasileira Montreal, formando uma nova empresa, a HMD.
Aliás, foi a HMD que, em 1967, realizou a primeira “Pesquisa Origem e Destino”, que mapeou as viagens então realizadas por transporte público na cidade e apontou as linhas básicas de metrô para a cidade. A partir disso, foram elaborados os primeiros estudos econômicos e o pré-projeto de engenharia.
PRESIDENTE DO METRÔ
Sobretudo na época, esse grupo era coordenado por Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, que foi também o primeiro presidente do Metrô, e hoje dá nome à rua onde está localizado o pátio do Jabaquara.
PESQUISA DE MOBILIDADE
A primeira “Pesquisa Origem e Destino do Brasil” fez parte dos estudos que levaram à criação, um ano depois, da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Com os resultados, foi possível planejar a primeira rede básica de transporte metroviário da cidade. Desde então, a cada dez anos, sem interrupção, o Metrô realiza a maior pesquisa de mobilidade do Brasil.