Estima-se que mais de 600 imóveis sejam atingidos. Primeira audiência pública já aconteceu e outras duas estão marcadas para os dias 15 e 17 de outubro.
No dia 3 de outubro, a Prefeitura deu início às audiências públicas relacionadas ao Licenciamento Ambiental dos Terminais de Itaquera e Corredores de Ônibus – Região Zona Leste (Leste – Radial 1, Leste – Radial 2, Leste – Itaquera e Leste – Aricanduva).
Entre os objetivos está discutir com a população questões relacionadas ao estudo em andamento e também obter novos subsídios para a análise do Estudo de Impacto Ambiental – EIA.
AUDIÊNCIAS MARCADAS
O primeiro encontro aconteceu na sede da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, na Rua Atucuri, 699, Vila Carrão, no último dia 3. A próxima será na terça-feira, dia 15, às 18 horas, no CEU Aricanduva, localizado na Rua Olga Fadel Abarca, s/nº. No dia 17, às 18 horas, o encontro volta a acontecer na Subprefeitura Aricanduva.
A audiência, uma exigência prevista em lei para os processos de licenciamento ambiental, tem como propósito apresentar, esclarecer e recolher sugestões da esfera pública e da sociedade civil, dando oportunidade de debate e conhecimento dos projetos que foram encaminhados à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, para obter o devido Licenciamento Ambiental.
RELATÓRIO AMBIENTAL
O Rima – Relatório de Impacto Ambiental – está disponível para consulta pública no Cades, localizado na Rua do Paraíso, 387, 1º andar, telefone 3266-7141, das 10 às 16 horas, nos dias úteis.
Através dos links http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/eia__rimaeva/index.php?p=156545; e http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/infraestrutura/sp_obras/mobilidade_urbana/index.php?p=158541, também é possível ter acesso às informações para implantação dos novos corredores de ônibus na Zona Leste.
DESAPROPRIAÇÕES
A apresentação do projeto foi feita pelo engenheiro Delson Lapa, assessor de SPObras, e por Fernando Kertzman, representando a Geotec Consultoria Ambiental.
Com relação às desapropriações, elas serão necessárias em alguns trechos para a construção das estações e quando houver a necessidade de acesso para ultrapassagem, por exemplo.
Estima-se que 643 imóveis sejam desapropriados, estando previstos 27 desapropriações no Corredor Radial Leste 1; 78 desapropriações no Corredor Radial Leste 2; e 523 desapropriações no Corredor Leste Itaquera.
CANTEIROS E ÁRVORES
Com relação à questão ambiental, também haverá a necessidade de se utilizar canteiros e espaços verdes em determinados trechos das avenidas.
“A questão está sendo observada muito de perto. A ideia é que se preserve o máximo. Estamos estudando a questão detalhadamente, o que também envolve córregos e rios, vegetação, espécies encontradas, manejo de árvores, entre todas as questões que envolvem uma construção deste porte e que gera impacto ambiental”, comentou Fernando Kertzman.
ESTUDO DE CAMPO
Levantamento apontou a existência de cerca de 1.600 árvores isoladas por onde os corredores irão passar e que o projeto deverá priorizar a preservação e o transplante, ao invés do corte das espécies.
Lapa e Kertzman indicaram que haverá o plantio compensatório ao longo dos novos corredores e em bairros do entorno, assim como compensação específica para as áreas que serão utilizadas e que fazem parte do Parque Linear Aricanduva – Corredor Leste Radial 1; e do Parque Linear Rio Verde – Corredor Leste Itaquera.
De acordo com as informações apresentadas, o Parque Natural Fazenda do Carmo e a APA do Carmo não sofrerão intervenções diretas.
OBRAS PREVISTAS
O projeto dos novos corredores de ônibus contempla também o Novo Terminal Itaquera, com área de 40 mil m2; a requalificação e modernização do Terminal Itaquera já existente; a implantação de 37 km de Novos Corredores Exclusivos (pavimento rígido); as Paradas com Tarifa Desembarcada (Corredor Radial Leste 1 e 2); a construção de um túnel exclusivo para ônibus (na região do Parque Dom Pedro); e a construção de quatro novos viadutos.
Na altura da estação Artur Alvim do Metrô, estuda-se a construção de um viaduto para se evitar o cruzamento dos veículos junto ao túnel de acesso à Avenida Águia de Haia e toda a ligação de Itaquera e Guaianases.
Os recursos são do governo federal e as obras estão inseridas do PAC – Mobilidade. A previsão é que as primeiras intervenções próximas à região central aconteçam no primeiro semestre de 2014.
TRECHOS CORREDORES
O Corredor Leste Radial 1 – com 12km, segue do Terminal Parque Dom Pedro II até a Rua Joaquim Marra, após a estação Vila Matilde do Metrô. Na região do Metrô Penha há indicação de construção de um viaduto exclusivo para os ônibus. Depois o Corredor Leste Radial 2 – com 5km, segue até a Praça Emilia de Freitas, próximo à estação Corinthians-Itaquera do Metrô.
O Corredor Leste Aricanduva – com 14km, parte da Avenida Radial Leste até a ligação com a Avenida Ragueb Chohfi. Na altura da Avenida Itaquera, consta a construção de um viaduto para a passagem em ambos os sentidos da via.
O Corredor Leste Itaquera – com 14km, compreende o trecho da Avenida Itaquera, partindo do Terminal Carrão, continuando pela Avenida Líder e voltando para a Avenida Itaquera até a estação de Transferência da Jacu-Pêssego.
Engraçado os paulistanos reclamam do trânsito e da precariedade do transporte público. Então quando aparece alguém que tenta resolver (ou minimizá-los), os próprios cidadãos que reclamam do trânsito, ficam revoltados e contrários as soluções apresentadas. Assim fica difícil mudar a nossa cidade. Temos que deixar de sermos egoístas. Para que o trânsito da nossa cidade seja mais humano, infelizmente as desapropriações são inevitáveis. Lamentavelmente gestões anteriores deixaram de realizá-las, quando teoricamente seriam menores as desapropriações e certamente menos onerosas aos cofres públicos. Talvez prefeitos e principalmente os vereadores nunca tiveram interesse em aprovar tais obras, por temerem perder votos em seus redutos eleitorais. Isso sim é que é egoísmo. Deixar milhões de pessoas, com a saúde debilitada, seja por problemas com a pressão arterial, ou do sistema respiratório e etc, causados principalmente pela emissão de poluentes, em detrimento de interesses pessoais. Vivemos em uma sociedade e devemos sempre buscar o bem comum e principalmente o interesse da maioria e não da minoria. A constituição garante a desapropriação, desde que a obra seja de interesse coletivo. E neste caso é latente o interesse de milhões de cidadãos que passam todos os dias horas neste trânsito desumano. Pessoas serão atingidas, infelizmente, mas será em pró da grande maioria.
Abraços.
Vão desapropriar 600 imóveis e vão beneficiar quantos?
Vai vender carro mais uma iniciativa JOTAMAR VEÍCULOS.
votaram na corja do PT agora arquem com as consequencias.
Que Brasil é esse que nossa Presidente não enxerga ou nao quer enxergar que o pobre esta numa ditadura disfarçada onde seu imovel e retirado a força pela maquina do estado e o pior não é pago justamente!!!! ALGUEM O MINISTÉRIO PUBLICO TEM QUE ENXERGAR ISTO E BRECAR ESTA INJUSTA OPOSIÇÃO DA PREFEITURA EM CIMA DO PLORETARIADO QUE TRABALHOU A SUA VIDA INTEIRA PARA CONSEGUIR UM TETO AI VEM O PREFEITO HADAD COM ESTA POLITICA DE CORREDORES E TOMA SEU IMOVEL POR UM PREÇO TOTALMENTE INJUSTOOOO DIGO PAGAM O QUE QUEREM GERALMENTE 30% DO VALOR NÃO ESTA CERTO!!!! NAO OFERENCEM NEM O VALOR DE MERCADO COMO PODE ISSO QUE BRASIL É ESSE!!!! O QUE EU POSSO ENSINAR PARA OS MEU FILHOS SE EU ESTOU SENDO ROUBADO PELO PROPRIO GOVERNO O QUAL NAO DEVO NADA!!!!