Legado da Copa do Mundo em São Paulo, o Complexo Viário Polo de Itaquera, embora não esteja sendo utilizado em dias de jogos, fará a diferença depois do Mundial. Mas há quem diga que as mudanças já podem ser sentidas.
“Ficou muito bom. Melhorou bem a acessibilidade. Quem mora na região sente mais a dificuldade em dias de jogos, em razão dos bloqueios, mas tirando isso, os benefícios das mudanças com as novas avenidas já estão sendo sentidas”, comentou o aposentado Antonio Venâncio.
O QUE MUDOU
Realizadas em grande parte no entorno da Arena Corinthians e sob a responsabilidade da empresa Dersa (Desenvolvimento Rodoviário SA), foram cinco frentes de intervenções que ocorreram simultaneamente.
A construção de uma nova ligação norte/sul no trecho entre as avenidas Itaquera e José Pinheiro Borges (Nova Radial), incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do Metrô e da CPTM; a construção de uma nova avenida articulando a ligação norte/sul com a Avenida Miguel Inácio Curi; a passagem em desnível (Mergulhão) na Rua Dr. Luis Aires (Radial Leste), no trecho em frente ao Terminal Itaquera; a construção de uma rotatória e alargamento de pista no cruzamento entre as avenidas Miguel Inácio Curi e Engenheiro Adervan Machado; e de duas alças de acesso entre as avenidas Jacu-Pêssego e Nova Radial (esta será entregue só no segundo semestre deste ano).
PACIÊNCIA
“É fato que foi difícil aguentar o trânsito quando as obras estavam acontecendo. Ficava tudo parado. E, agora, com a Copa, é preciso ter paciência em razão dos bloqueios. Mas o local é outro. Ficou muito mais bonito e o estádio virou um ponto turístico. Ao mesmo tempo, as mudanças no sistema viário possibilitam muito mais alternativas de interligações para quem trabalha ou mora na região. Agora é só esperar as alças de ligação entre as avenidas Radial Leste e Jacu-Pêssego ficarem prontas”, ressaltou o aposentado.
Venâncio, que tem como time do coração o Corinthians, ainda fez questão de declarar o seguinte à reportagem. “As melhorias são sempre bem-vindas, e também acredito que elas só aconteceram de forma rápida em razão da construção do estádio e da vinda da abertura da Copa para São Paulo. Se não fosse por estes motivos, elas até poderiam ocorrer, mas demorariam muito mais para saírem do papel ou serem finalizadas”, concluiu.
PASSARELA
O projeto do Complexo Viário Polo de Itaquera contou ainda com a construção de uma nova passarela de pedestres próxima à estação Artur Alvim, que interliga os lados norte e sul sobre a Avenida Radial Leste.
O investimento total, incluindo despesas com projetos e desapropriações, soma R$ 548,5 milhões, sendo R$ 397,9 milhões do Governo do Estado e R$ 150,6 milhões da Prefeitura.