Em setembro, Prefeitura e Estado deram início às obras do Complexo Viário Itaquera. Entre as novas ligações está a construção de um novo acesso, ligando a Avenida Itaquera à Avenida Miguel Inácio Curi, para facilitar o acesso à Radial Leste e à estação Corinthians-Itaquera, a partir da Avenida Itaquera e da Avenida Líder. A via será expressa e executada por uma pista subterrânea na Radial Leste.
Para a realização dos trabalhos do Complexo Viário do Polo Institucional Itaquera, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mantém interditada parte das pistas que seguem no sentido Guaianases, na altura do Túnel Jornalista Odon Pereira. A intervenção no local está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e a CET informou à reportagem que novas interdições estão sendo estudadas.
NOVAS INTERDIÇÕES
Só que, desta vez, a interdição do túnel será no sentido oposto, em direção ao centro com a mesma finalidade. Mas, por enquanto, as obras estão concentradas no canteiro do sentido oposto e, caso a interdição venha a ocorrer, a CET destacou que as informações serão divulgadas antecipadamente e monitoradas pela Engenharia de Campo da empresa, com o objetivo de informar os usuários sobre os bloqueios, opções de desvios, bem como orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança dos usuários da via.
NOVAS ALÇAS
A primeira fase, que terá um custo aproximado de mais de R$ 250 milhões, também prevê a construção de uma nova avenida, no sentido Norte e Sul, que vai interligar as avenidas José Pinheiro Borges (Nova Radial) e Radial Leste à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder.
Na próxima fase das obras, que terá cerca de R$ 200 milhões de verbas, novas alças de acesso serão construídas para facilitar a interligação entre a Nova Radial e a Avenida Jacu-Pêssego, um dos principais eixos viários da Zona Leste, que facilitará o acesso à Marginal Tietê e ao Rodoanel.
PASSARELA
O projeto conta ainda com a construção de uma passarela com 185 metros, vão livre de 110 metros e seis metros de largura, para ligar a ala Norte com a Sul de Itaquera, facilitando a circulação das pessoas que pretendem atingir o Polo Institucional e o estádio.
Dos equipamentos previstos para implantação do polo tecnológico, somente a Fatec (Faculdade Tecnológica) foi erguida no terreno que fica ao lado da Arena Corinthians. O projeto prevê a vinda de fórum, Senai, sedes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Centro de Convenções.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) elaborou projetos preliminares para o Centro de Convenções e Eventos, em conjunto com a SPTuris, e também para o Núcleo do Parque Tecnológico da Zona Leste (incubadora e laboratório), em conjunto com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet).
Vanessa de Sousa e Sérgio Murilo
E hospital ? nada? vai que um gringo passa mal, vai levar ele para o PS planalto ou Santa Marcelina, la ele ira morrer mais rapido !