Em setembro de 2012, Prefeitura e Estado deram início às obras do Complexo Viário Itaquera. De lá para cá foram propostas diversas obras no entorno do Polo Institucional de Itaquera, ao lado da Arena Corinthians. As construções têm como objetivo melhorar a integração entre as vias próximas à Avenida Radial Leste, o acesso às estações de trem e metrô e a segurança do pedestre.
ALTERNATIVA
Após quase dois anos de obras, foi liberada, no final de abril a construção chamada de “Mergulhão”: uma via expressa sob a Avenida Dr. Luis Aires com cerca de 500 metros entre a saída do Túnel Jornalista Odon Pereira e a Arena Corinthians.
A ligação serve de alternativa para quem vem da Avenida José Pinheiro Borges e segue em direção ao centro da cidade, e também para aqueles que vão em direção ao bairro, com destino à Guaianases.
DERSA
As obras estão sendo executadas pela empresa Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A. Os investimentos são de R$ 397,9 milhões e R$ 150,6 milhões, divididos entre Estado e Prefeitura, respectivamente.
De acordo com a Prefeitura, algumas intervenções na área próxima ao estádio serão entregues ao longo deste mês, outras, porém, só depois da Copa. Segundo o prefeito Fernando Haddad, até setembro será concluída a ampliação do Terminal de Itaquera e a construção das alças da Avenida Jacu-Pêssego, que vão facilitar o acesso de Itaquera ao aeroporto de Guarulhos.
FALTA POUCO
Ainda faltam ser entregues: a nova avenida no sentido norte e sul, que interliga as avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder;
o conjunto de viadutos sobrepondo os trilhos do Metrô, da CPTM e a Avenida Radial Leste, que permitirá a transposição fácil da porção norte a sul do bairro; e a nova avenida que ligará a Avenida Itaquera à Avenida Miguel Inácio Curi, que facilitará o acesso da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera a partir das avenidas Itaquera e Líder.