.
Com a missão de formar público e democratizar o acesso da população às artes cênicas, o Teatro nos Parques Unilever chega a sua 17ª edição. Assim, o evento acontece entre os dias 24 de julho e 14 de agosto e promove apresentações gratuitas em sete parques espalhados por várias regiões da cidade.
DOIS PALHAÇOS
Depois, entre os destaques da edição está a Cia. Navega Jangada, que encena dois espetáculos. “Temos Vagas” (no próximo dia 24, às 11 horas, no Ceret), que acompanha dois palhaços, um jornalista e um artista, que disputam a mesma vaga de emprego. Já “Vende-se um Trombone” (dia 14 de agosto, às 11 horas, no Parque Raul Seixas) trata de vizinhos de idades e perfis bem distantes que precisam aprender a conviver com as suas diferenças. Depois, às 15 horas, no mesmo local, apresenta-se “Tá Sentindo O Que?”.
CRÍTICA SOCIAL
Em seguida, o Grupo Pasárgada encena “O Lixão”, também no próximo dia 24, às 14 horas, no Ceret, que fala sobre uma montanha de lixo que surgiu em um terreno baldio situado entre dois prédios, graças ao desleixo dos moradores daquele lugar.
COMPANHIAS CONVIDADAS
Além disso, outras convidadas para o projeto “Teatro nos Parques Unilever” são a Cia. Estripulias Imagináveis com “As Aventuras Atrapalhadas de Gibilo e Graveto”; a Cia da Tribo com “Água Doce”; a Cia. Eureka com “R.U.A – Recontando uma História”; a Cia. Lúdicos de Teatro com “Piolim” e a Cia. Namakaca com “É nóis na Xita”.
ENGRAÇADA DISPUTA
No espetáculo “Temos Vagas” inicia-se a engraçada disputa por um posto de trabalho que ninguém sabe qual é. Assim, os participantes passam a realizar, comicamente, diversos números clássicos de circo, como: O Homem mais forte do mundo; A Mulher Barbada; O Grande Mágico; entre outros. Afinal, quem será o dono da vaga?
BRIGA DE VIZINHO
Em “O Lixão”, a convivência com o problema altera as relações pessoais, pois ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que um dia resolvem fazer alguma coisa.
INTERAÇÃO DO PÚBLICO
Ainda no dia 24, às 16 horas, no Ceret, a Cia. Núcleo apresenta “Os Cirandeiros”, com cantigas populares, brinquedos antigos, desafios com o ritmo e o verbo, e o encontro com as brincadeiras coletivas. O público é convidado a interagir e se divertir numa grande brincadeira, trazendo um pouco das manifestações que foram incorporadas em canções como cantigas de roda, marchinhas e trovas de amor, numa celebração à cultura e tradição popular brasileira.
LOCAIS
O Ceret fica na Rua Canuto de Abreu, s/nº, Jardim Anália Franco. Já o Parque Raul Seixas está na Rua Murmúrios da Tarde, 211, Itaquera.