Na edição do dia 16 de setembro, esta Gazeta levantou a questão da quantidade de reclamações que foram registradas por moradores da região do Parque São Jorge, com relação às mudanças implantadas na Avenida Celso Garcia. Cerca de 90% dos visitantes do site www.gazetavirtual.com.br desaprovaram, por meio de suas mensagens, a atitude da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT).
Esta semana, a assessoria da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes entrou em contato com este semanário para apresentarem a versão do órgão sobre a questão. Segue a nota do órgão: “a SMT esclarece ao jornal Gazeta do Tatuapé que, diferentemente do informado, não está travando uma ‘queda de braço’ com os moradores da região do corredor Celso Garcia/Rangel Pestana.
A Secretaria implantou, no corredor, um programa de segurança viária com foco na proteção dos pedestres. As avenidas ganharam melhorias, como aumento do tempo dos cruzamentos semafóricos e ampliação dos ciclos semafóricos, que é quantas vezes o semáforo fecha para os carros e abre para o pedestre atravessar.
O programa Celso Garcia Segura também deu novas opções de travessias com a implantação de nove novos cruzamentos semaforizados. Antes da mudança, o corredor Celso Garcia/Rangel Pestana possuía 37 botoeiras para pedestres e, hoje, conta com 119. O número de travessias com grupo focal específico para pedestres subiu de 50 para 90.
“Secretaria disse que mantém diálogo”
Além dessas melhorias implantadas, eliminar o contrafluxo de ônibus é fundamental para reduzir acidentes e melhorar a percepção de pedestres na região. Em 2017, a Avenida Celso Garcia registrou 22 atropelamentos, sendo 14 por ônibus. Desses 14 atropelamentos envolvendo ônibus, 10 foram no contrafluxo.
A administração municipal mantém um diálogo aberto permanente para discutir com a população melhorias no sistema viário da Celso Garcia/Rangel Pestana. O secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e o presidente da CET, Milton Persoli, receberam em agosto representantes de moradores e membros do Conseg para discutir melhorias no corredor e ficaram acertadas novas reuniões para manter o diálogo sobre o tema.
Programas voltados para a redução de acidentes estão sendo criados, nesta gestão, para salvar vidas. Mudanças foram implantadas na Marginal Segura, M´Boi Segura e mais recentemente anunciado para a av. Carlos Caldeira Filho.
A implantação de mão dupla de circulação no corredor, num trecho de 6,7 km, desde o dia 21/07, está sendo acompanhada diariamente pelas equipes de campo da CET e por técnicos da SPTrans.
Para acompanhar as condições de trânsito em tempo real, a CET disponibiliza o site “Câmeras CET”, onde a população pode acessar imagens das principais vias, incluindo da Celso Garcia. O endereço do site é www.camerascet.prefeitura.sp.gov.br.”