O comandante interino do 8º Batalhão da PM, major Leônidas Baier, não concordou com a afirmação de moradores do Tatuapé, durante reunião do Conseg, na segunda-feira, 18, posicionando a Rua Cantagalo como a campeã em furtos e roubos de carros na cidade. Os motoristas revelaram que o dado é apresentado pelas empresas seguradoras no momento em que fazem a pesquisa para assegurar o veículo. Segundo os reclamantes, o valor do seguro quase dobra de preço quando os atendentes registram o CEP da Cantagalo.
TRÊS CARROS
Dois dos moradores presentes ao encontro disseram ter tipo três carros furtados. Um deles viveu duas vezes a triste sensação, em quatro meses. O outro teve o veículo levado em questão de minutos. Para o major Leônidas, a realidade apresentada pelas pessoas prejudicadas está em desacordo com os índices obtidos por ele através do Infocrim (sistema de informações da Secretaria de Segurança Pública).
POLICIAMENTO
O comandante fez questão de ressaltar que existem problemas distintos no Tatuapé. “Os casos de furtos, por exemplo, são mais complicados de se resolver porque eles ocorrem conforme a oportunidade do ladrão. O bandido vê o carro estacionado na rua e utiliza uma chave chamada ‘mixa’ para abrir o mesmo. Se não tiver alarme, ele furta em poucos minutos”, explicou Leônidas. Com relação aos roubos, o major mostrou-se especialmente preocupado por conta deles acontecerem mediante violência. “Nesses casos, como os crimes são passíveis de investigação, há a probabilidade da prisão ser efetuada de uma maneira mais rápida”, completou.
Por fim, Leônidas prometeu implementar um policiamento mais ostensivo na Rua Cantagalo. Ao mesmo tempo ele pediu às pessoas que registrem o Boletim de Ocorrência, pois é ele o responsável por nortear o direcionamento das viaturas que saem da 1ª Cia. ou do 8º Batalhão.