A Prefeitura acaba de lançar, por meio da SPTrans, a licitação para a execução de obras e serviços de requalificação da Avenida Celso Garcia. De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes (SMT), a estimativa é que 300 mil pessoas sejam beneficiadas. Para a SMT, as linhas que trafegam pela via, responsável por ligar a Zona Leste ao centro, contarão com ganho no tempo de viagem. Entre as intervenções, o pavimento das faixas de ônibus da avenida será substituído por piso rígido.
ELEVAÇÃO DE PONTOS
Depois, haverá o alteamento dos pontos, permitindo embarque mais confortável a todos os passageiros. Em seguida, os passeios também serão reconstruídos, aumentando a acessibilidade no local. Conforme a secretaria, as ações deverão ser feitas sem a necessidade de desapropriações ou de retirada de árvores.
TRÊS LICITAÇÕES
Ademais, as obras serão divididas em três licitações. Agora, o primeiro trecho licitado está entre o Terminal de Ônibus Parque D. Pedro II e o cruzamento com a Rua Bresser, no Brás. Nesse sentido, a Prefeitura que as propostas devem ser entregues por meio do site www.licitacoes-e.com.br até o próximo dia 27.
MÁS CONDIÇÕES
Moradores e comerciantes da região do Tatuapé têm reclamado das más condições de acessibilidade na Avenida Celso Garcia. Eles citam riscos de atropelamentos e quedas, especialmente para os usuários de cadeira de rodas.
ESTUDANTES
Quem circula nas proximidades destaca a presença significativa de estudantes, idosos, pessoas com deficiência. Os trabalhadores de comércios mencionam as calçadas esburacadas e o desnivelamento do asfalto.
TEMPO DE TRAVESSIA
Do mesmo modo, consumidores de lojas criticam o fato de que a prioridade é dada mais aos ônibus, automóveis e motociclistas. Assim, pedestres sugerem que os semáforos tenham um tempo maior de travessia. Similarmente, eles cobram a implementação de equipamentos inteligentes.
ENGENHARIA DE TRÁFEGO
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) alega que no local existe o programa “Pedestre Seguro”. O órgão relata que houve a ampliação do tempo para travessia nos semáforos em cerca de 20%.
SECRETARIA
Depois, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) mencionou que a instalação de botoeiras sonoras nos semáforos são parte das “Rotas Acessíveis”. Contudo, não citou a Celso Garcia.
SUBPREFEITURA
Por fim, a Subprefeitura Mooca informou que pretende avaliar a construção de novas rampas de acessibilidade com piso tátil em ambos os lados da via.
Sobre as reportagens da Gazeta do Tatuapé sob os títulos: “Requalificação da Celso Garcia” e “Secretaria não determina quando recape da Avenida Celso Garcia irá recomeçar”, de 10/09/2023 e 28/04/2023, respectivamente, gostaria de destacar que tanto a nova notícia contemplando a instalação de piso de concreto em todo corredor de ônibus e calçamentos adjacentes as paradas de ônibus – sob a a responsabilidade da São Paulo Transporte S/A (@sptransoficial), quanto a notícia mais antiga contemplando o recapeamento integral das demais faixas da avenida Celso Garcia – sob a responsabilidade da Secretaria Municipal das Subprefeituras (@smsub_sp), ambas são muito importantes e trarão maior conforto e segurança nesta via, mas não se esqueçam que o recapeamento integral das faixas de veículos da Avenida Celso Garcia já consta contratado pela prefeitura e publicado no Diário Oficial São Paulo de sábado, 04 de junho de 2022, porém, até o momento só foi executado o recapeamento de um trecho ínfimo, entre a Rua Júlio César da Silva e Rua Joli, coincidentemente junto da entrada das maiores igrejas do Brás, incluindo a tradicional templo da IURD (Universal), ADBRAS (Assembleia de Deus) e Templo de Salomão (Universal), trecho compreendendo apenas 400 metros (quatrocentos metros) de um total contratado de 6.4 km (seis quilometros e quatrocentos metros), entre a Rua Dr. Ricardo Gonçalves – Brás, e Av. Celso Garcia, 6090, cruzamento com a Avenida Aricanduva, conforme consta no Diário Oficial São Paulo, ou seja, falta a Secretaria Municipal das Subprefeituras (@smsub_sp) realizar o recapeamento 06 (seis quilômetros) da Av. Celso Garcia, para a população, pois foi contratado, mas não foi executado. Salvo o trecho da avenida onde constam estes enormes templos mencionados, todos os demais contribuintes, moradores, lojistas e transeuntes permanecem convivendo com diversos trechos problemáticos. Qual a única forma de resolver isto? Executando as duas obras com homens, máquinas e equipamentos em operação, dia e noite, sem que os impeça de prosseguir com a execução das obras, assim como faz o metrô de São Paulo na ampliação dea extensão das suas linhas verde (também na Zona Leste) e linha laranja. É um tapa na cara da população receber a notícia do recapeamento integral de uma via tão sofrida quanto a Avenida Celso Garcia, sem ter a sua execução da obra completa após um ano e três meses (1,3 anos) da sua publicação no Diário Oficial de São Paulo.
Sem contar que a via foi recapeada pela metade. A maior parte dela está com o asfalto péssimo (algo que já poderia ter sido melhorado há muito tempo, até essa grande obra acontecer – e sabemos que vai demorar)