Na última segunda-feira, 21, durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Tatuapé, o comandante da 1ª Cia. do 8º BPM/M, capitão Edson Luiz Bittencourt, pediu precaução aos motoristas que circulam pela região. Segundo ele, em 2011 os assaltos ocorriam em avenida como a Salim Farah Maluf, Aricanduva, Vereador Abel Ferreira, Regente Feijó e Radial Leste. “Este ano a criminalidade migrou para áreas mais centrais do Tatuapé, nas quais o trânsito é intenso e as pessoas param o carro por mais tempo nos semáforos”, explica o capitão.
ATENÇÃO EM SEMÁFOROS
Frente a esta situação o comandante solicitou mais atenção aos condutores. Para o delegado titular do 30º DP – Tatuapé, José Matallo Neto, outra questão importante a ser observada é com relação à postura do motorista. “Não importando o tipo de abordagem do criminoso, a pessoa não pode reagir de forma alguma. Deve tentar agir com naturalidade e entregar o bem solicitado”, pondera o delegado.
Bittencourt revelou que, apesar desses índices estarem um pouco elevados momentaneamente, as áreas de ação dos bandidos foram detectadas e o policiamento ostensivo destes pontos começará a ser feito de moto. “Esse serviço é mais eficiente pela agilidade, por conseguir percorrer trechos longos em menor tempo”, relata o comandante.
POLICIAIS A PÉ
Com relação aos furtos de veículos, o capitão ressaltou que os índices estão em queda. Conforme ele, alguns fatores deverão contribuir para uma diminuição ainda maior desse tipo de crime e de outros também. Entre eles está o fato de ter sido comprovada a realização da Operação Delegada no Tatuapé. Com ela, Prefeitura e Polícia Militar vão trabalhar juntas na prevenção contra o crime e o comércio irregular nas ruas.
Por enquanto, a previsão é a de que policiais militares façam rondas a pé no entorno dos shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé. “Com a determinação oficial dos períodos em que a PM ficará nestes pontos, está prevista a designação de aproximadamente 70 policiais para atender a população”, avisa Bittencourt.
AUMENTO DE EFETIVO
Por fim o comandante esclareceu os presentes à reunião de que o Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA-M11), ao qual está subordinada a 1ª Cia., está informada sobre a verticalização do bairro e do quanto irá crescer o número de moradores após o lançamento de diversas torres de prédios residenciais. Com isso, a Secretaria da Segurança Pública faz um estudo sobre a localização da Cia. da PM, quantidade de moradores, população flutuante, bares, restaurantes, Metrô, shoppings, índice criminal e peculiaridades do bairro para saber se existe a necessidade de enviar mais policiais ao lugar analisado. O último aumento de efetivo policial para a região do Tatuapé ocorreu em 2008.
Lamentavelmente levaram meu camaro
O indíce de assaltos aumentou assustadoramente agora em 2014.
Não estamos tendo mais rondas a pé dos policiais. Apesar da proximidade com a Pça Silvio Romero
onde existe um posto policial , várias lojas estão sendo roubadas a qualquer hora do dia ou noite, algumas por mais de uma vez.
Talvez se voltassem as rondas a pé na região diminuiria ou inibiria a quantidade de assaltos a mão armada!
#ericacommedo!