A Avenida Aricanduva torna-se cada vez mais uma das principais vias de acesso para os bairros da Zona Leste e também para quem segue em direção ao centro da cidade, pela Avenida Radial Leste. Por conta da continuidade das obras do trecho Leste do Rodoanel, Avenida Jacu-Pêssego e da construção do estádio do Corinthians, milhares de carros, ônibus e caminhões devem passar pela Aricanduva este ano e em 2013. Com isso, a Prefeitura terá de investir na qualidade do asfalto que, segundo motoristas da região, é de qualidade ruim.
Há alguns meses, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, da SPTrans e da CET, implantou novas faixas exclusivas de ônibus na Avenida Aricanduva e nas avenidas Itaquera e Líder também. O problema é que, bastaram algumas chuvas mais fortes para o asfalto começar a se deteriorar, trazendo problemas para os condutores dos coletivos e aos passageiros.
EVENTO MUNDIAL
Com a aproximação do evento mundial e da conclusão de obras viárias de grande impacto em Itaquera e Guaianases, a Aricanduva será a principal avenida a oferecer um caminho alternativo para turistas, torcedores e moradores da região que estiverem presos em congestionamentos na Radial, por exemplo. A partir desta realidade, que já está sendo considerada bem próxima, engenheiros questionam a postura da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras quanto às técnicas de fresagem e recapeamento asfáltico.
RODOANEL
Para o engenheiro Vagner Landi, como a avenida também dará acesso ao Rodoanel, no trecho Leste, além de permitir a chegada à Avenida Jacu-Pêssego, a Aricanduva deveria receber outro tipo de tratamento. “Uma via deste porte não pode ficar recebendo remendos a cada seis meses pelo serviço de tapa-buraco. Não tenho nada contra os profissionais, porém a avenida teria de ganhar, no mínimo, o mesmo processo de recuperação das estradas. Aliás, o mesmo poderia ser feito com relação às avenidas Salim Farah Maluf e Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre outras”, disse.
MAIOR FLUXO
O engenheiro revela, também, não haver como a avenida suportar por muito tempo o trânsito de veículos com toneladas de peso sem uma estrutura adequada. “Com o volume de tráfego equivalente ao de uma rodovia, a Aricanduva deveria receber uma concretagem especial antes de ser asfaltada. Isso faria com que a Prefeitura gastasse menos em manutenção, os veículos não sofressem tantos desgastes com os buracos e, consequentemente, o trânsito tivesse maior fluxo”, apontou.
Não é só questão de melhorar asfalto! E nós que utilizamos todo dia para trabalhar??? Transito carregado!!! Pelo menos poderiam estender a restrição desses veículos nos horários de pico como já feito em outras vias com essa demanda de tráfego!!!!!!!!!