A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), convida a população a sugerir melhorias para o distrito de Sapopemba. Sobretudo com apoio da Rede C40, o município vai desenvolver uma proposta-piloto para tornar a região que abriga o Terminal Sapopemba mais agradável aos pedestres e integrada, melhorando a qualidade de vida de quem mora e circula pelo local. Assim, o acesso à consulta pública pode ser feito pelo link:https://encurtador.com.br/grEUX.
PLATAFORMA PARTICIPE+
Aliás, as contribuições deverão ser feitas on-line, por meio da plataforma Participe+, até o dia 12 de abril. Desse modo, no site está disponível um questionário, cujas respostas ajudarão o município a identificar os principais trajetos feitos pela população de bairros vizinhos ao Terminal Sapopemba e entender como os espaços públicos são utilizados na região para lazer e atividades físicas. Em seguida, para subsidiar a participação, poderá ser consultado o “Diagnóstico Urbanístico-Ambiental Preliminar” sobre o local.
ATIVIDADE PRESENCIAL
Igualmente, nesta etapa do processo participativo, o município também deve realizar uma atividade presencial no território para ouvir a população.
ESCOLHA DOS LOCAIS
Ademais, todas as contribuições serão sistematizadas e ajudarão a Prefeitura a priorizar espaços públicos para receberem melhorias. Após a primeira etapa de contribuições e oficinas presenciais, a população será convocada a opinar, desta vez, sobre a escolha dos locais e as ações de qualificação propostas. Na etapa final do processo, o município apresentará, de forma devolutiva, objetivos e diretrizes para os espaços públicos definidos junto à sociedade. Concluído o processo participativo, a administração iniciará a elaboração dos projetos.
SEGURANÇA VIÁRIA
O objetivo será qualificar as condições de segurança viária e conforto ambiental nos percursos cotidianos de moradores da região. Ampliação e qualificação de calçadas, travessias e conexões entre os espaços livres públicos, áreas verdes e equipamentos sociais (como hospitais, escolas, centros esportivos) são exemplos de possíveis intervenções.
PARQUES, PRAÇAS E COMÉRCIOS
Para o desenvolvimento desse projeto, a premissa de “Cidades de 15 Minutos” será aplicada à realidade de Sapopemba. Esse conceito busca o fortalecimento e conexão de bairros para que se tornem mais completos, oferecendo a seus habitantes oferta de serviços essenciais, parques, praças públicas e comércios, de modo que, os deslocamentos para necessidades básicas estejam em um raio de até 15 minutos de caminhada.