Terceira geração do SUV é mostrada na Europa e deve ser apresentado pela Renault no Brasil de 2024
COM CLAUDIO SORANZO/ INFOMOTORI.COM/ITÁLIA
O lançamento do Megane E-Tech e o anúncio do SUV pequeno Kardian mostram que a Renault quer refinar sua imagem no Brasil. E é exatamente a mesma estratégia seguida na Europa pela Dacia, fabricante romena do Grupo Renault que empresta seus projetos para a marca francesa no Brasil. Com um design mais caprichado e um acabamento mais bem cuidado, a nova geração do Duster atender ao interesse de ambas as marcas. A nova geração do SUV compacto acaba de ser apresentado na Europa e está previsto para ser apresentado no Brasil no final de 2024 para chegar ao mercado em 2025.
Diferentemente da atual segunda geração, que herdou a plataforma B0 da primeira, o Duster III vai se apoiar na nova arquitetura CMF-B LS (Common Module Family B Low Specification), que será estreada exatamente pelo Kardian, que chega em março ao mercado brasileiro. Além de ser mais barata para produzir, permitirá que esta terceira geração do SUV possa contar com versões híbridas e ainda receba recursos ADAS, o que vai elevar o padrão de segurança no modelo. O modelo acaba de ser apresentado oficialmente na Europa, mas só estará disponível para reserva em março, com entregas a partir de maio.
Por fora, o novo Duster mantém alguns elementos que permitem criar uma tênue identificação com a geração atual, com frente e traseira bem alta. A base das janelas continua com a linha ascendente em direção à coluna traseira, manteve ainda a proporção entre o primeiro e o segundo volumes, do cofre do motor e o do habitáculo, e os para-lamas também são proeminentes, que reforçar o ar de robustez bruto ao modelo. No mais, todas as linhas e detalhes são novos.
A nova logomarca da Dacia, com um D e um C com uma estilização geométrica, serve como motivo para elementos externos e internos. Por fora, aparece na assinatura luminosa nos faróis e no desenho das lanternas traseiras. Por dentro, aparece nas saídas da ventilação. Outra referência são os recortes geométricos nos para-choques, nas molduras das rodas e nas tomadas de ar laterais.
O novo Duster foi apresentado estaticamente em Ponte di Legno, na Lombardia, numa atmosfera muito especial, para dar sequência à história de um modelo que se tornou um verdadeiro ícone da Dacia por qualidades que foram reiteradas agora, como robustez e praticidade. O novo Duster continua a destacar-se ainda pela notável relação qualidade/preço, ao oferecer um interior moderno e espaçoso, enriquecido com novos equipamentos e soluções.
A gama apresentada na Europa incluiu quatro níveis de acabamento, dois tipos de tração (4X2 e 4X4), duas transmissões e três motores, incluindo um diesel e o TCe 1.3 turbo, já usado no Brasil, mas com um sistema Mild Hybrid de 48V. No mercado brasileiro, além de oferecer nas versões de topo o motor TCe flex, com 162/170 cv, 27,5 kgfm e câmbio CVT de oito marchas, o Duster vai contar nas versões de entrada, com o mesmo motor 1.0 turbo com três cilindros do Kardian, que rende 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, gerenciado por uma transmissão de dupla embreagem e seis marchas.
Dependendo da versão, o SUV compacto recebe adereços que reforçam a vocação mais urbana ou aventureira. No primeiro caso está a configuração Journey, destina-se a quem prefere elegância, conforto e tecnologia, tem revestimentos em couro sintético e decoração mais discreta. Do outro lado está a versão Extreme, voltada para quem deseja um veículo robusto e prático. O estofamento, por exemplo, é em MicroCloud, um tecido resistente e facilmente lavável.
Entre os novos acessórios para aumentar a praticidade do modelo está o You Clip, um sistema simples e engenhoso que permite fixar muitos acessórios de forma prática e segura, em pontos estratégicos do habitáculo – há um ao lado da tela da central multimídia para o celular. Há ainda outros pontos de ancoragem nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, como suportes para tablets para quem vai atrás.
Um dos principais motivos do bom desempenho da Dacia na Europa é a boa relação custo/benefício, que também facilita a vida do modelo no mercado brasileiro. E essa lógica foi mantida nessa nova geração, que terá preços iniciais de 19.700 euros (equivalentes a R$ 105 mil). No Brasil, o valor da versão de entrada é de R$ 123.990 e ainda tem uma distância bem considerável em relação ao conteúdo.