A menos de dois anos da abertura da Copa do Mundo de 2014, em Itaquera, a expectativa de moradores e empresários da Zona Leste é de que a realização do evento esportivo contribua para o desenvolvimento e o crescimento da região, melhorando inclusive a qualidade de vida de seus moradores. Entretanto, para que o esperado progresso se torne realidade, a região dá sinais de que ainda precisa de muitas intervenções da Prefeitura, principalmente quando o assunto é infraestrutura viária.
Reflexo do aumento do número de veículos em toda a cidade, os congestionamentos na Radial Leste já mostram parte do problema que a administração pública deverá enfrentar nos próximos meses. Quem mora em Itaquera, por exemplo, e precisa se deslocar pela avenida, sabe que o trânsito pesado é uma realidade nos horários de pico em toda a sua extensão, e não apenas em trechos específicos.
“A Radial Leste está saturada. Imagino como a situação ficará em dias de jogos. Para quem segue em direção ao centro, uma alternativa que recomendo é utilizar a Avenida Itaquera e, em seguida, a Avenida Aricanduva. Não que estas duas vias estejam uma maravilha. Mas, na maioria das vezes, a fluidez é maior que na Radial, que se complica principalmente na entrada e na saída do terminal de ônibus em Itaquera”, avaliou o aposentado Antonio Venâncio, 61 anos, morador do Conjunto José Bonifácio, referindo-se ao terminal de transportes públicos em frente aos terrenos que vão abrigar o Parque Tecnológico e também o estádio.
ALTERNATIVAS
Levando em consideração a localização do estádio de abertura da Copa, dentre as alternativas de acesso a mais curta é a Radial Leste. Mas a lentidão do trânsito nesta via, devido ao grande fluxo de veículos seguindo na mesma direção, faz com que outros acessos tornem-se uma solução viável, mesmo que se aumente o percurso percorrido.
Uma destas opções é a Avenida Aricanduva. Para quem está na Radial Leste no sentido bairro, sua alça de acesso está localizada logo após o Viaduto Antonio Abdo. Uma vez na Aricanduva, o motorista só precisa seguir direto pela pista central para ter acesso à Avenida Itaquera. Basta entrar à esquerda no sentido obrigatório e seguir em frente.
Trata-se de uma alternativa viável, mas é possível que o motorista encontre trânsito lento, nos dois sentidos, nos cruzamentos com as avenidas Edgar Santos e Silvio Torres, na altura da Cohab I, que têm semáforos e possibilita saídas para outros bairros. É neste trecho também que a Avenida Itaquera passa a se chamar Avenida Líder, seguindo assim até a Rua Serra das Divisões, depois voltando a se chamar Avenida Itaquera.
AVENIDA ITAQUERA
Problemas com o aumento do tráfego também acontecem no trecho compreendido entre o número 3.300 da Avenida Itaquera até o cruzamento com a Avenida Henry Danhemberg. Esta última via, que dá acesso à direita ao Hospital Santa Marcelina e ao Parque do Carmo, também apresenta grandes congestionamentos e problemas de infraestrutura com relação ao asfalto, à sinalização de solo e de placas.
Ainda em direção ao estádio do Corinthians, seguindo à esquerda pela Avenida Itaquera o motorista encontra as mesmas dificuldades de deslocamento até chegar à saída, à esquerda, para a Avenida Inácio Curi. Passando por este trecho, basta seguir em frente até o estádio.
ACESSO MARGINAL-JACU
Outra alternativa para quem vem do centro em direção a Itaquera é a Marginal Tietê. Neste caso, o percurso é bem maior do que pelas avenidas Radial e Aricanduva, entretanto o caminho segue sem semáforos pela Marginal Tietê e pela Rodovia Ayrton Senna até à saída para a Avenida Jacu-Pêssego, sentido Itaquera, na altura do quilômetro 23.
Apesar disso, quando o motorista chega à Jacu-Pêssego, logo se depara com outros problemas de infraestrutura na via, tanto quanto em relação à sinalização de solo quanto à existência de placas indicativas. Iluminação e segurança são outros assuntos que necessitam serem levados em conta pela administração pública.
Seguindo em frente, já nas proximidades com o bairro de Itaquera, a Avenida Jacu-Pêssego ainda não conta com uma alça de acesso com a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial), que possibilitaria uma ligação direta. A alternativa neste caso é sair da via no acesso ‘Itaquera, Guaianases, Artur Alvim’.
A rua é estreita e segue pela lateral da Avenida Jacu-Pêssego. Seguindo em frente, ela passa a se chamar Rua Lagoa Salgada e dá acesso à Avenida José Pinheiro Borges e se juntam adiante. A rua também segue lateralmente à Avenida José Pinheiro Borges, popularmente conhecida como Nova Radial. Depois, o motorista deve seguir em direção ao túnel Jornalista Odon Pereira e à Rua Dr. Luis Aires, mais conhecida como Radial Leste. Aí é só percorrer alguns metros para visualizar o local de construção do estádio.