A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans prepararam uma operação especial para garantir o deslocamento do folião paulistano durante o Carnaval 2026. Para isso, irá ativar duas linhas que ligarão o Sambódromo a estações de Metrô, facilitando a locomoção do público dos desfiles. A linha irá operar nos próximos dias 13, 14, 15 e 21. Para as pessoas com mobilidade reduzida, vans do Atende+ irão operar durante os dias de apresentação das escolas de samba.
As duas linhas terão tarifa de R$ 5,30 e aceitam Bilhete Único, inclusive com direito à integração. Entre 0h e 23h59 de domingo as viagens são gratuitas no âmbito do Domingão Tarifa Zero em todos os ônibus municipais.
BLOCOS DE RUA
A SPTrans também irá atuar nos três fins de semana dos dias 8, 14 e 15 e 21 e 22, quando haverá desfiles de blocos carnavalescos em todas as regiões da cidade, visando garantir a operação dos ônibus da cidade e a chegada dos foliões aos locais de festa. Técnicos da SPTrans estarão nas ruas durante todo o período de desfiles, monitorando as linhas e orientando motoristas e passageiros.
O passageiro poderá acompanhas as linhas e trajetos alternativos ao longo de todo o Carnaval, além dos fins de semana pré e pós-Carnaval em um site especial criado para a data, que já está disponível desde quarta-feira, dia 4, no endereço www.sptrans.com.br/carnaval.
LINHAS PAULISTAR
Devido à grande concentração de blocos de rua nas regiões que compõem os itinerários das linhas Paulistar, elas irão retornar à operação no dia 1º de março.
O serviço, que conta com 100% de aprovação dos usuários, retornará à sua operação normal no final de semana seguinte ao término dos desfiles de rua, já que grande parte dos trajetos dos blocos se sobrepõem ao caminho das linhas.
Para todas as demais linhas da cidade, o passageiro pode viajar tranquilo, pois a gratuidade do Domingão Tarifa Zero segue normalmente nos domingos de carnaval, dias 8, 15 e 22.

