• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
domingo, 14 de setembro de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Destaques

Jacu-Pêssego: engenheiro da USP aponta intervenções necessárias

09/06/2012
emDestaques, Trânsito / Viário
Reading Time: 3 mins read
0
Jacu-Pêssego: engenheiro da USP aponta intervenções necessárias
6
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

Na edição passada, de 3 a 9 de junho, esta Gazeta destacou alguns problemas estruturais na Avenida Jacu-Pêssego. Com relação ao sistema viário, durante recente visita à região, o prefeito Gilberto Kassab disse que os problemas de trânsito gerados pelo grande número de caminhões que trafegam na Jacu-Pêssego serão solucionados assim que o trecho leste do Rodoanel estiver pronto, provavelmente em 2014.

INTERVENÇÕES PONTUAIS
A reportagem deste semanário entrou em contato com o engenheiro Roberto Massaru Watanabe, subprefeito de Itaquera em 2004, para falar sobre projetos que poderiam ajudar a melhorar o sistema viário ao longo da avenida. Confira a seguir as observações apontadas pelo engenheiro.

VejaTambém

Faixa reversível da Radial Leste será alterada no sentido bairro a partir da próxima segunda-feira (15)

TATUAPÉ 357 ANOS: Missa e homenagens marcam a celebração do aniversário

IPEM-SP: Fiscalização de veículos que transportam produtos

Detran-SP altera processo de emplacamento de veículos

PUBLICIDADE

GAZETA: Do ponto de vista viário, qual ou quais as principais deficiências da Avenida Jacu-Pêssego atualmente?
WATANABE
: Dois fatores. 1 – A avenida não está completa, segundo o Projeto Original. Faltam diversas obras, como: A – Interligação com o Aeroporto de Guarulhos. Importantes centros de produção industrial como o Polo Industrial de Santo André e o vigoroso Polo Industrial de Mauá escoam a produção pelo Aeroporto de Cumbica. B – Alças de Interligação com a Radial Leste. A Avenida Radial Leste não estava nem em pensamento quando foi feito o Projeto da Avenida Jacu-Pêssego (época de Paulo Maluf como governador).
2 – Um novo fato crítico foi adicionado, isto é, a proibição do tráfego de caminhões pelas avenidas marginais do Rio Tietê. Com isso, grande parte do tráfego proveniente do Vale do Paraíba e do Sul de Minas com destino ao ABC (ou vice-versa) que usava a Avenida Salim Farah Maluf está agora usando a Jacu-Pêssego. O vice-versa é por que muitas grandes indústrias que estavam no ABCD mudaram parte de sua produção para o Sul de Minas (A Rhodes que ficava na Cidade Patriarca foi para Camburi).

GAZETA: Quais soluções você, como engenheiro, colocaria como essenciais para resolver os problemas acima citados?
WATANABE
: Concluir a Alça Norte, construindo o prolongamento da Jacu-Pêssego até o Aeroporto de Cumbica. Nesse prolongamento há uma importante interligação com a Rodovia Presidente Dutra e o acesso ao Aeroporto, por detrás, descongestionando o atual e único acesso que é pela Rodovia Helio Schimidt. Essa ligação Dutra-Aeroporto é importante para aquelas indústrias localizadas ao longo da Dutra, Arujá, Santa Isabel, Jacarei, São José dos Campos e Taubaté que dependem muito do aeroporto para a importação de peças e partes, pois nesses polos temos importantes indústrias como as automobilísticas (GM e VW) em Taubaté e aeronáuticas (Helibrás, Embraer) em São José dos Campos. Alguém poderia alegar que está sendo construída a Alça Norte do Rodoanel. Mas a alça norte não vai dar acesso ao aeroporto além de seu traçado, embora perto, ficará muito distante do aeroporto.

GAZETA: Estes problemas poderiam inviabilizar ou prejudicar a locomoção em 2014, ano da Copa?
WATANABE
: Sim. O acesso ao estádio do Corinthians para quem vai pela Avenida Jacu-Pêssego, a partir do Rodoanel Mário Covas, sem a alça de acesso é complicadíssimo. Outra alça que falta é a da saída do estádio pela Radial Leste, para quem pretende retornar ao Rodoanel, além da alça de saída do estádio pela Radial, para quem pretende pegar a Ayrton Senna.

Vanessa de Sousa e Sérgio Murilo

Tags: Itaquera
PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4102 Compartilhamentos
    Compartilhar 3107 Tweet 415
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    520 Compartilhamentos
    Compartilhar 208 Tweet 130
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1622 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    356 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    326 Compartilhamentos
    Compartilhar 132 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    351 Compartilhamentos
    Compartilhar 158 Tweet 81
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    287 Compartilhamentos
    Compartilhar 115 Tweet 72
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    276 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.