Os moradores do Conjunto José Bonifácio ganharam dois tipos de atendimento em um mesmo prédio, localizado na Avenida Nagib Farah Maluf, 1.531 (ao lado da estação José Bonifácio da CPTM): um Conselho Tutelar, em atendimento a Lei 8.069/90, e um Telecentro. Fechado durante quase todo o ano passado, agora o local tem cinco conselheiros tutelares que deverão cumprir o mandato até novembro de 2014, conforme previsto na legislação vigente, sendo: Bruna N. Pellacani, Janio C. Crepaldi, Neide Andrade, Ronaldo da Silva e Wellington H. Penna.
FUNCIONAMENTO
No Conselho Tutelar os atendimentos se dão conforme previsto no artigo 136 da Lei 8.069/90. Não há limite de atendimento. Todos que procurarem o serviço durante o horário de funcionamento serão atendidos por um conselheiro que estará de plantão na sede. Vale lembrar que serão atendidos e acompanhados as crianças, adolescentes e famílias que pertençam à jurisdição deste Conselho, conforme previsto no artigo 138 da Lei 8.069/90.
O funcionamento do Conselho Tutelar ocorre da seguinte maneira: de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas. Das 18 às 8 horas, nos fins de semana e feriados, há sempre um conselheiro de plantão, que poderá ser acionado nos casos de emergência através do número de plantão. O telefone de atendimento é 2521-7925. Plantão: 7283-6589.
HISTÓRICO
O Conselho Tutelar do Distrito de José Bonifácio teve seu início em Julho de 2008, quando se deu a divisão do distrito de Itaquera, que antes era atendido apenas por um Conselho Tutelar. Dada a excessiva demanda, foi criado o Conselho Tutelar de José Bonifácio, dividindo, assim, a região de Itaquera em dois Conselhos, sendo eles: Conselho Tutelar de José Bonifácio e Conselho Tutelar de Itaquera. Assim que iniciou seu funcionamento, o Conselho de José Bonifácio foi alocado em um prédio mantido pela subprefeitura de Itaquera, junto do Cras e Creas – Itaquera.
TELECENTRO
A unidade do Telecentro, ainda em fase de implantação, possui um computador para uso administrativo e 19 para uso da população. O serviço recebe 190 usuários por dia, totalizando 5.130 por mês. Para utilizar o Telecentro é preciso se cadastrar e, para isso, é necessário levar o RG, comprovante de residência e ter no mínimo 7 anos de idade. As crianças de 7 a 12 anos devem estar acompanhadas por um responsável. O atendimento acontece das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 14 horas, aos sábados.
ESTADO DO PRÉDIO
Com relação às condições do prédio, que ainda apresenta algumas improvisações, a assessoria da Subprefeitura Itaquera informou que as cortinas da unidade ainda não foram instaladas, pois estão sendo feitos reparos na construção e no espaço onde ficará o Telecentro, antes da entrega à população. Com relação às pichações, a entidade que administra o Telecentro irá fazer toda limpeza do local.