Solista, camerista, pesquisador e professor, o fagotista Fábio Cury tem uma carreira dinâmica. Leciona em festivais brasileiros, faz concertos e apresentações, e no exterior tem se empenhado em divulgar o repertório musical brasileiro. Agora, lança pelo Selo Sesc o CD “Mignone por Fábio Cury – 16 Valsas para Fagote Solo”.
No encarte do CD, Fabio Zanon, violonista e regente, conta que “as valsas para fagote foram inspiradas pela arte do fagotista francês radicado no Brasil desde 1952, Noel Devos, e compostas a pedido da professora Irany Leme – que organizou em 1979 uma série de seis concertos sobre o tema da valsa. Como não havia valsa para fagote no repertório internacional, Leme persuadiu o compositor a escrever obras para esse recital. Mignone tanto se entusiasmou com a atuação de Devos que completou, em poucos meses, 16 valsas”.
Com bacharelado pela Unicamp, Fábio Cury é mestre em Artes pela mesma universidade e doutor em Música pela Universidade de São Paulo (USP). O músico é membro fundador da Camerata Aberta e tem vários CDs lançados. Um deles, “Novas e Velhas Cirandas”, conquistou o prêmio APCA.

