Em julho do ano passado, em entrevista a esta Gazeta, o diretor do Depave (Departamento de Parques e Áreas Verdes), Milton Roberto Persoli, afirmou que o Parque do Carmo receberia uma nova iluminação por conta do provável aumento do número de frequentadores do parque com a aproximação da Copa do Mundo em 2014.
SEGURANÇA
Segundo ele, o volume de público gerado pela Copa das Confederações, no Rio de Janeiro, havia lhe dado uma ideia do que poderá ocorrer em São Paulo e, principalmente, em Itaquera. Seis meses atrás Persoli falou que pretendia ampliar e redistribuir a segurança feita pela Guarda Civil Metropolitana e por empresas contratadas.
ÁGUA DO LAGO
Além disso, o diretor revelou seu interesse em buscar novos parceiros para levar mais eventos de cultura ao parque, investir em programações esportivas e também melhorar a qualidade da água do lago. Persoli disse, ainda, que pretendia colocar o parque como primeiro na lista de escolhas das empresas ou grupos interessados em organizar musicais, shows ou concertos ao ar livre.
REFERÊNCIA
Por fim, ele declarou ter a intenção de transformar o local em um centro de referência na área de sustentabilidade. Neste sentido, tinha como objetivo programar cursos, palestras e encontros ligados ao meio ambiente. Passados alguns meses após suas afirmações, a reportagem entrou em contato com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) para saber se suas ideias haviam sido aproveitadas.
O OUTRO LADO
De acordo com a secretaria, já existe um local destinado para a criação da GCM Ambiental. Atualmente, a pasta aguarda a manifestação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. A assessoria revelou, também, que está em andamento o processo licitatório para o aumento do efetivo de vigilância e monitoramento.
CEREJEIRAS
Fora isso, a secretaria relatou ter promovido reformas em seis conjuntos de banheiros, tornando-os acessíveis à população e outros dois conjuntos estão sendo reformados. Atualmente, a SVMA também estuda outras propostas de sustentabilidade para o parque. Para isso, ela salientou que vem promovendo atrações culturais e de educação ambiental no Parque do Carmo, como ações socioambientais, corridas, palestras e a tradicional Festa das Cerejeiras.