Na última sexta-feira 23, o Comando de Policiamento de Área 11 da Polícia Militar realizou uma operação conjunta que reuniu policiais do 8º, 21º e 51º batalhões. De acordo com o comandante do CPA/M-11, responsável pela intervenção, coronel Reinaldo Zychan de Moraes, num primeiro momento o trabalho foi realizado na Praça Carlos Bianchi, Vila Matilde, área do 51º BPM/M. No entanto, as ações também serão realizadas em áreas dos demais batalhões.
PEDIDOS DOS CONSEGS
Segundo o comandante, as operações são programadas a partir de uma pesquisa feita sobre os dados da Secretaria da Segurança Pública e também com base nos pedidos registrados nos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de cada região. “Por meio destas informações, temos como objetivo diminuir, principalmente, os índices de roubos e furtos de veículos, além dos mesmos crimes praticados contra pedestres e comércios”, adiantou.
LOCAIS DIFERENTES
O coronel explicou que os policiais irão agir em locais distintos e dividirão o trabalho em duas fases. Na primeira, até as 20 horas, a PM atua com dois tipos de policiamento: um deles consiste na “Operação Saturação”, em que várias viaturas da Força Tática e motos da Rocam intensificam o patrulhamento em locais mais críticos. Num segundo momento, ocorrem os bloqueios.
HELICÓPTERO
O comandante Zychan fez questão de destacar que, durante este trabalho, conta com policiais do 2º Batalhão de Trânsito e com o apoio de um dos helicópteros Águia da PM, justamente para atuar nos casos de tentativa de fuga. A partir da 20 horas, policiais e viaturas retornam para as suas áreas onde darão continuidade à operação saturação até as 22 horas. “Esse conjunto de ações irá ocorrer todas as semanas, em horários e locais distintos, e acompanhará as características criminais de cada região”, completou o coronel.