Ainda não há prazo definido para a Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda deixar o conjunto de casas históricas em que funcionava a Subprefeitura Itaquera. Reformados para fazer parte das áreas anexas à biblioteca, os imóveis continuarão recebendo o público. Há cerca de um ano, as obras do que seria o novo prédio da Sérgio Buarque de Holanda, iniciadas em um terreno ao lado da antiga subprefeitura, foram paralisadas.
SECRETARIA
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), a obra, que é de responsabilidade da empresa Referma Construções Limitadas, foi interrompida pela Siurb devido a problemas estruturais (surgimento de algumas trincas na laje). Para a Secretaria, não há qualquer risco de acidente no local.
A assessoria da Siurb revelou, ainda, que embora se trate de um contencioso administrativo, sujeito à aplicação de penalidade, por ora o caso está sendo tratado na esfera da Prefeitura, sem previsão para retomada das obras. Quanto às obras do Centro Cultural Itaquera, anunciadas ao mesmo tempo que o prédio da biblioteca, a Secretaria relatou tratar-se de uma questão ligada à Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
CULTURA
Conforme a assessoria da SMC, a obra embargada está relacionada à nova biblioteca. Com relação ao Centro Cultural, ainda não existe um projeto definido para a obra. Por enquanto, a pasta precisará esperar pela definição das obras paralisadas para depois ver como poderá dar continuidade ao pólo cultural.
O projeto arquitetônico das futuras instalações da biblioteca, de autoria dos arquitetos José Rollemberg Filho, Lara Melo Souza, Marília Gontijo e Wanderley Ariza, cujas obras estão embargadas, recebeu menção honrosa na categoria Edifício-Projeto (institucional) na edição 2008 da Premiação do Instituto dos Arquitetos do Brasil.
PREVISÃO
No mesmo local em que estará a nova biblioteca provavelmente existirá um Telecentro, auditório com 150 lugares e duas salas de cinema, com cerca de 150 e 80 lugares. A ideia é que o edifício tenha andar térreo e mezanino, além de praça interna, átrio e lanchonete, sem contar as salas para oficinas culturais e aulas de artes plásticas, música, dança e teatro.
Atualmente, o bairro possui a Oficina Cultural Alfredo Volpi, localizada na Rua Victorio Santim, 206 (telefone 2205-5180), e a Casa de Cultura Raul Seixas, situada na Rua Murmúrios da Tarde, 211 (telefone 2521-6411).

