Vizinhos ao córrego Rapadura sofrem com escorpiões

Vizinhos ao córrego Rapadura sofrem com escorpiões

A moradora do Jardim Têxtil, Helena Carolina, entrou em contato com a redação para denunciar o aparecimento de escorpiões na região. Segundo ela, as casas da Rua Ararenda, que ficam próximas ao córrego Rapadura, estão sendo invadidas pelos aracnídeos. Para Helena, o problema deve estar relacionado com a falta de manutenção no córrego que está com o mato alto e cheio de lixo.

Na semana anterior foram registrados pelo menos dois casos em que os moradores conseguiram colocar os escorpiões em recipientes, para encaminhá-los ao Centro de Controle de Zoonoses. Conforme uma das vizinhas, ninguém precisou de atendimento médico. Apesar disso, não houve retorno por parte da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão já que o número 156 não estava prestando serviço no período das ligações.

Os moradores pediram a presença de técnicos no local, pois a probabilidade do número de escorpiões aumentar é grande. Outra cobrança está relacionada à limpeza das laterais do córrego. “Infelizmente, muitas pessoas ainda lançam entulho, lixo, móveis e objetos no Rapadura. Provavelmente todo esse material está servindo de esconderijo para os bichos”, preocupou-se Helena. Por ser mãe de um menino de dez anos, ela também disse ter medo que o animal entre em sua casa principalmente à noite, quando o filho está dormindo. “Se eu tenho esse pavor, imagine a minha vizinha que tem um bebê de dois meses”, apavorou-se.

O córrego Rapadura é reincidente em matéria de escorpião. Sobre o verão de 2017, há relatos de que os bichos também foram vistos em algumas casas. Porém, a Prefeitura acionou equipes que lançaram veneno na extensão do córrego e os aracnídeos desapareceram. Desta vez, os escorpiões voltaram com força total, pois as condições são favoráveis.

COMO EVITAR

Escorpiões adoram lugares úmidos para permanecer, acasalar e repousar. Para evitá-los, limpe e tente manter ventilação sobre cantos, armários, pisos e vazamentos em móveis e revestimentos. Tente eliminar ainda a formação de poças na parte externa de sua residência para evitar a proliferação de insetos que atraem os escorpiões.

A principal fonte de alimentação dos escorpiões são insetos. Portanto, se a casa possui grande incidência de baratas, moscas, aranhas e outros, será necessário se livrar primeiro destes insetos para que o escorpião tenha mais dificuldades em se alimentar, vindo a morrer ou a sair da casa. Os escorpiões podem ainda se alimentar de migalhas e demais restos de alimentos. Portanto, a higiene é fundamental para exterminar o escorpião.

Deixe um comentário

*