Parque do Carmo comemora seus 38 anos neste fim de semana

Parque do Carmo comemora seus 38 anos neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 19 de setembro, o Parque do Carmo, administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), completou 38 anos. Para marcar a data, a Prefeitura iniciou ontem, sábado, dia 20, uma série de atividades gratuitas que terão continuidade hoje, domingo, dia 21.

Quem for ao parque poderá assistir de graça a atrações musicais e artísticas, participar da “8ª Edição da Virada Esportiva” e ainda levar para casa uma muda de planta, hoje, domingo, a partir das 9 horas. A ação faz parte do “Projeto Verdejando”, que encerrará a distribuição ao término das mudas.

Ontem, sábado, por exemplo, entre as atrações musicais estava a “Orleans Street Jazz Band” que percorreu as alamedas do espaço verde e mostrou o jazz de New Orleans aos frequentadores. Já o “Projeto Palco Livre” abriu espaço para apresentações com repertórios diversos, composto por rock nacional e internacional, dos anos 80 e flash backs.

CONSCIENTIZAÇÃO
Promovendo a educação ambiental para o público, a Fundação SOS Mata Atlântica estará presente com o seu “Caminhão Educativo” em um espaço para a apresentação dos projetos da ONG, com oficinas e atividades. Haverá ainda a exposição do trabalho do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

As cerejeiras florescem apenas em agosto e sua flor pode ser vista durante poucos dias

As cerejeiras florescem apenas em agosto e sua flor pode ser vista durante poucos dias

Além disso, a Coordenadoria Regional de Saúde Leste, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, oferecerá aos frequentadores serviços gratuitos de orientação nutricional, aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), entre outros.

O ESPAÇO
O Parque do Carmo está localizado na área da antiga fazenda do empresário Oscar Americano de Caldas Filho e, desde a data da sua criação, foram mantidos o prédio da sede, com arquitetura colonial, o conjunto de lagos e toda a área ajardinada.

O espaço abriga ainda o “Bosque das Cerejeiras”, com mais de quatro mil espécies plantadas. Considerada a árvore símbolo do Japão, a cerejeira tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que moram na região de Itaquera.

Há 36 anos acontece a “Festa das Cerejeiras”, evento organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil em parceria com a Prefeitura para contemplar a florada das árvores que ocorre somente em agosto e dura apenas alguns dias. Por isso, todos os anos, a comunidade japonesa pratica o ritual conhecido como hanami: de sentar sob as cerejeiras.

SERVIÇO
A programação completa de aniversário pode ser conferida no link. O Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal tem como endereço a Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951, em Itaquera. Telefones: 2748-0010 e 2746-5001.

Deixe um comentário

*