• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
sexta-feira, 11 de julho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Destaques

Bikes e patinetes elétricos ainda sem previsão de chegada ao Tatuapé

Informações veiculadas em redes sociais, confirmando a startup na região, não têm fundamento segundo assessoria

16/05/2019
emDestaques, Trânsito / Viário
Reading Time: 4 mins read
1
Bikes e patinetes elétricos ainda sem previsão de chegada ao Tatuapé

Ciclovia na Avenida Paulista

82
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

Andar de bicicleta e de patinete tornou-se uma febre em muitos pontos da cidade. No entanto, a regulação dos meios de transporte, provisória, só foi anunciada pela Prefeitura no início da semana anterior. Ao mesmo tempo, a empresa Yellow, uma das maiores investidoras do modal, adiantou através de sua assessoria que, por enquanto, a Zona Leste não faz parte de seus planos de expansão. Com isso, ela tornou sem fundamento as afirmações divulgadas em redes sociais avisando sobre a chegada das “amarelinhas” no Jardim Anália Franco.

USO DE CAPACETE

Recentemente a Yellow disponibilizou 200 bicicletas para a região do Capão Redondo, com a intenção de testar, em um trimestre, o resultado da implementação nesta região. Dependendo do resultado, a empresa poderá sim pensar em implementar o serviço em outras regiões, incluindo a Zona Leste.

VejaTambém

Consegs Tatuapé e Parque São Jorge visitam Central 156 da Prefeitura

Prefeito visita agência de mobilidade para impulsionar o transporte sustentável

Prefeitura vai modernizar terminais de ônibus da ZL

Prefeitura anuncia mais áreas verdes com bosques urbanos e jardins de chuva

PUBLICIDADE

Agora, ciclistas e usuários de patinetes deverão ficar atentos, pois a obrigatoriedade para o uso de capacete está sendo discutida. A Prefeitura determinou, também, a proibição da circulação das patinetes elétricas pela calçada. A norma autoriza o uso em ciclovias, ciclorrotas e vias com velocidade máxima para carros de 40 km/h. O limite de velocidade para as patinetes continua sendo de 20 km/h, como diz a regulação federal.

EDUCAÇÃO

A Secretaria dos Transportes e Mobilidade divulgou que, se as regras não forem cumpridas, as empresas que alugam o equipamento serão multadas. A partir daí, elas decidirão se vão repassar o valor aos usuários.

As operadoras deverão se cadastrar na Prefeitura e disponibilizar seus dados à administração municipal. Elas terão que comprovar infraestrutura para recolher, fazer manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos, além de promover campanhas educativas e disponibilizar no aplicativo um manual de condução defensiva, informando sobre a utilização segura dos aparelhos.

REGULAMENTAÇÃO

As empresas deverão evitar a concentração de equipamentos estacionados em logradouros públicos. Caso isso aconteça, terão a obrigação de recolhê-los, sob pena de apreensão por agentes das subprefeituras. As patinetes estacionadas não podem impedir a livre circulação de pedestres nos logradouros públicos.

A fiscalização será feita pela autoridade de trânsito e por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e das subprefeituras, com apoio da Guarda Civil Metropolitana. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) deverá editar portarias para complementar a regulamentação.

A regulação, que passou a valer no dia 14, tem 15 dias de adaptação, sem a aplicação de multas. As determinações completas devem ser publicadas em 90 dias, conforme a Prefeitura.

POR QUE A ZONA LESTE NÃO?

Com a popularização das patinetes elétricas e a provável chegada de novas empresas no mercado, outras regiões da cidade, além das que já recebem o transporte, terão de receber investimentos e passar por adaptações nas áreas de segurança e sinalização.

No caso da Zona Leste, por exemplo, existem problemas na qualidade do asfalto e de sinalização nas ciclorrotas, falta de manutenção e abandono de muitas ciclofaixas, além da não aplicação de verbas nas ciclovias. Tudo isso colocará em risco a vida de quem quiser circular com a patinete nas vias.

Nesse sentido, a Prefeitura terá de adiantar o processo de atendimento a esses usuários, já que a probabilidade de aumento dos acidentes vai se elevar.

Ciclovia na Radial Leste

Um ponto ideal, para a implementação desse novo tipo de serviço, seria a ciclovia da Radial Leste, que abrange um trecho considerável (entre o Tatuapé e Itaquera), além de interligar inúmeras estações de metrô. A ciclovia da Radial, apesar dos problemas, é linear e segura para o usuário, do ponto de vista viário. Assim, o serviço torna-se mais condizente com a proposta da Yellow, que é entregar um meio de transporte efetivo e aliado à segurança.

No caso das ciclofaixas de referência da cidade, como Faria Lima, Paulista e Berrini, mesmo elas estão sofrendo inúmeras queixas de imprudência e acidentes.

Talvez outra grande razão da startup não avançar para outras regiões, vem sendo problemas recorrentes com vandalismo e manutenção. Segundo informações, em apenas uma das bases de operações da empresa, 1.800 patinetes estão quebrados ou precisando de algum tipo de manutenção.

PUBLICIDADE

Comentários 1

  1. ciclista binotti says:
    6 anos atrás

    A ciclovia caminho verde, conhecida popularmente como ciclovia radial leste, possui 15 km de extensão em linha reta, sem interrupções e com ligações diretas a pelo menos 8 estações do metrô. Sem contar inúmeros centros comercias, universidades, residências, empresas. A única razão de não existir investimento efetivo para esse ambiente de mobilidade ativa, é a falta de empenho politico. Demanda existe, pessoas dispostas á trocar o carro pela bicicleta ou outros modais também, assim como sair do sufoco de um transporte público que mais fica parado do que circulando.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4096 Compartilhamentos
    Compartilhar 3105 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    513 Compartilhamentos
    Compartilhar 205 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    284 Compartilhamentos
    Compartilhar 114 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.