Andar de bicicleta e de patinete tornou-se uma febre em muitos pontos da cidade. No entanto, a regulação dos meios de transporte, provisória, só foi anunciada pela Prefeitura no início da semana anterior. Ao mesmo tempo, a empresa Yellow, uma das maiores investidoras do modal, adiantou através de sua assessoria que, por enquanto, a Zona Leste não faz parte de seus planos de expansão. Com isso, ela tornou sem fundamento as afirmações divulgadas em redes sociais avisando sobre a chegada das “amarelinhas” no Jardim Anália Franco.
USO DE CAPACETE
Recentemente a Yellow disponibilizou 200 bicicletas para a região do Capão Redondo, com a intenção de testar, em um trimestre, o resultado da implementação nesta região. Dependendo do resultado, a empresa poderá sim pensar em implementar o serviço em outras regiões, incluindo a Zona Leste.
Agora, ciclistas e usuários de patinetes deverão ficar atentos, pois a obrigatoriedade para o uso de capacete está sendo discutida. A Prefeitura determinou, também, a proibição da circulação das patinetes elétricas pela calçada. A norma autoriza o uso em ciclovias, ciclorrotas e vias com velocidade máxima para carros de 40 km/h. O limite de velocidade para as patinetes continua sendo de 20 km/h, como diz a regulação federal.
EDUCAÇÃO
A Secretaria dos Transportes e Mobilidade divulgou que, se as regras não forem cumpridas, as empresas que alugam o equipamento serão multadas. A partir daí, elas decidirão se vão repassar o valor aos usuários.
As operadoras deverão se cadastrar na Prefeitura e disponibilizar seus dados à administração municipal. Elas terão que comprovar infraestrutura para recolher, fazer manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos, além de promover campanhas educativas e disponibilizar no aplicativo um manual de condução defensiva, informando sobre a utilização segura dos aparelhos.
REGULAMENTAÇÃO
As empresas deverão evitar a concentração de equipamentos estacionados em logradouros públicos. Caso isso aconteça, terão a obrigação de recolhê-los, sob pena de apreensão por agentes das subprefeituras. As patinetes estacionadas não podem impedir a livre circulação de pedestres nos logradouros públicos.
A fiscalização será feita pela autoridade de trânsito e por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e das subprefeituras, com apoio da Guarda Civil Metropolitana. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) deverá editar portarias para complementar a regulamentação.
A regulação, que passou a valer no dia 14, tem 15 dias de adaptação, sem a aplicação de multas. As determinações completas devem ser publicadas em 90 dias, conforme a Prefeitura.
POR QUE A ZONA LESTE NÃO?
Com a popularização das patinetes elétricas e a provável chegada de novas empresas no mercado, outras regiões da cidade, além das que já recebem o transporte, terão de receber investimentos e passar por adaptações nas áreas de segurança e sinalização.
No caso da Zona Leste, por exemplo, existem problemas na qualidade do asfalto e de sinalização nas ciclorrotas, falta de manutenção e abandono de muitas ciclofaixas, além da não aplicação de verbas nas ciclovias. Tudo isso colocará em risco a vida de quem quiser circular com a patinete nas vias.
Nesse sentido, a Prefeitura terá de adiantar o processo de atendimento a esses usuários, já que a probabilidade de aumento dos acidentes vai se elevar.
Um ponto ideal, para a implementação desse novo tipo de serviço, seria a ciclovia da Radial Leste, que abrange um trecho considerável (entre o Tatuapé e Itaquera), além de interligar inúmeras estações de metrô. A ciclovia da Radial, apesar dos problemas, é linear e segura para o usuário, do ponto de vista viário. Assim, o serviço torna-se mais condizente com a proposta da Yellow, que é entregar um meio de transporte efetivo e aliado à segurança.
No caso das ciclofaixas de referência da cidade, como Faria Lima, Paulista e Berrini, mesmo elas estão sofrendo inúmeras queixas de imprudência e acidentes.
Talvez outra grande razão da startup não avançar para outras regiões, vem sendo problemas recorrentes com vandalismo e manutenção. Segundo informações, em apenas uma das bases de operações da empresa, 1.800 patinetes estão quebrados ou precisando de algum tipo de manutenção.
A ciclovia caminho verde, conhecida popularmente como ciclovia radial leste, possui 15 km de extensão em linha reta, sem interrupções e com ligações diretas a pelo menos 8 estações do metrô. Sem contar inúmeros centros comercias, universidades, residências, empresas. A única razão de não existir investimento efetivo para esse ambiente de mobilidade ativa, é a falta de empenho politico. Demanda existe, pessoas dispostas á trocar o carro pela bicicleta ou outros modais também, assim como sair do sufoco de um transporte público que mais fica parado do que circulando.