A previsão era de que os testes operacionais no trecho Vila Prudente-Oratório da Linha 15-Prata do Metrô pelo sistema monotrilho tivessem início em março. Mas isso não aconteceu.
“A Companhia do Metrô esclarece que o prazo de entrega de suas obras depende de uma série de fatores exclusivamente externos, como recursos judiciais, demora na concessão de licença ambiental, desapropriações, entre outros. Dessa forma, a data prevista para a conclusão dos empreendimentos tem que passar por uma avaliação periódica”, explicou sua assessoria.
Especificamente sobre a Linha 15-Prata, a Companhia do Metrô disse que, em fevereiro, uma greve de 15 dias de funcionários das empresas contratadas para a obra, somada ao atraso na entrega dos trens, fez com que a inauguração do primeiro trecho fosse adiada para maio.
“Neste momento, três composições estão passando por testes dinâmicos. Vale ressaltar que esse não é só o primeiro monotrilho do Brasil, mas também o de maior capacidade de transporte do mundo. Devido à grande complexidade de implantação do monotrilho, estão sendo realizados todos os testes necessários para que o sistema funcione com confiabilidade, segurança e eficiência – características das linhas operadas pelo Metrô paulista”, completou a nota oficial encaminhada à redação.
VIAGEM-TESTE
No dia 10 de janeiro, aconteceu a primeira viagem-teste de um dos quatro trens que irá operar inicialmente na Linha 15-Prata. O trecho percorrido foi de cerca de 600 metros – entre a estação Oratório e o pátio de manobras que leva o mesmo nome – e na ocasião foi anunciado à imprensa que os primeiros testes operacionais estavam previstos para março e que a operação comercial teria início entre o final de maio e início de junho.
No total, 58 trens vão operar na Linha 15-Prata entre o Ipiranga e a Cidade Tiradentes, somando 26,6 quilômetros de extensão, 18 estações e dois pátios de manobras.
Os trens podem atingir até 80 quilômetros por hora e contam com sete carros cada um com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura. A capacidade é para transportar mais de mil passageiros por viagem, sendo os vagões equipados com ar-condicionado e com interligação entre os carros. A operação será automática, ou seja, sem a necessidade de operador no veículo.