Os moradores das regiões do Anália Franco, Vila Formosa e Penha estão mais próximos de saberem qual será o traçado oficial e os respectivos locais a serem desapropriados para a expansão da Linha 2-Verde, entre a Vila Prudente e a Dutra.
Na semana passada, a Companhia do Metropolitano (Metrô) informou à reportagem que a minuta do Decreto de Utilidade Pública está em fase de finalização e deverá ser encaminhada à Assembleia para posterior publicação de lei que autoriza as desapropriações.
Também foi divulgado que a linha terá mais uma estação, a Ponte Grande. Atualizado, o mapa traz as seguintes estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra.
INFORMAÇÕES OFICIAIS
Com as obras previstas para terem início no segundo semestre deste ano, a resposta atual sugere que as primeiras informações oficiais sobre a nova ligação devam sair nos próximos meses.
Em março, esta Gazeta voltou a questionar o Metrô sobre as desapropriações. A resposta foi que as propostas dos consórcios e empresas estavam sendo avaliadas e que ainda não estava disponível a relação de desapropriações.
A extensão da Linha 2-Verde deverá atender 1,12 milhão de passageiros e fará interligação com as linhas do Metrô 3-Vermelha (na Penha) e 6-Laranja (na futura estação Anália Franco). A operação será por meio de metrô convencional e gerida pela própria companhia, e não por consórcios privados. O mapa de divulgação apresentado indica ainda a construção do Estacionamento Rapadura e do Pátio Paulo Freire.
LINHA 6-LARANJA
Embora esta primeira etapa não tenha nenhuma ligação com a Zona Leste, no futuro a linha 6-Laranja seguirá da São Joaquim em direção ao Jardim Marília, como já adiantou em outras edições esta Gazeta.
No total serão 34,1 km e 33 estações, da qual fazem parte da segunda etapa as estações Aclimação, Henry-Ford-Cambuci, Alberto Lion, São Carlos, Parque da Mooca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Jardim Marília-Cidade Líder.
Por enquanto, o governo do Estado está anunciando somente o primeiro trecho, que seguirá entre a Vila Brasilândia e a São Joaquim. Serão 15,9 quilômetros e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.
A previsão de entrega é para depois de 2014 e o valor do investimento está em cerca de R$ 8 bilhões. Para esta linha já foram concluídos: o projeto funcional, o levantamento topográfico e as sondagens no solo; os projetos básicos, civil e de sistemas, além do relatório ambiental EIA-RIMA e do levantamento de passivos ambientais.
A assessoria de imprensa do Metropolitano também revelou que o Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (PPPs) definiu a modelagem da futura Linha 6-Laranja, que será construída e operada pela iniciativa privada, ou seja, por meio de uma PPP.
“A modelagem foi baseada em propostas apresentadas por três interessados: Odebebrecht Transport, Construtora Queiroz Galvão e Consórcio Galvão-Somague Engenharia, e segue em aguardo do agendamento da Sessão Pública para o Recebimento e Abertura das Propostas, que deve ocorrer em julho próximo”.