CINEMA – O que os árabes e a Rua 25 de Março têm em comum?

CINEMA – O que os árabes e a Rua 25 de Março têm em comum?

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e o Instituto da Cultura Árabe promovem o concurso de cinema “Os Árabes e a 25 de Março”. Com curadoria de Silvia Antibas, diretora de Cultura da Câmara Árabe, e Geraldo Adriano Godoy de Campos, diretor Cultural do ICArabe, a iniciativa, que integra a programação dos 10 anos do Instituto, tem como objetivo preservar e difundir a memória cultural da comunidade árabe no Brasil, por meio do incentivo à produção de curtas-metragens que abordem a presença da imigração árabe e suas manifestações culturais na Rua 25 de Março.

MEMÓRIA
Silvia Antibas ressalta que a ideia surgiu com a conscientização da falta de preservação da memória da região. “Há grande carência de registro sobre a história da 25 de Março e entorno. Poucos livros de pesquisa histórica, raras fotografias e vídeos que mostram basicamente o grande movimento comercial na época das grandes festas nacionais. O patrimônio arquitetônico e cultural vem sendo gradativamente engolido pelo exuberante comércio local e temo que a história e as tradições dos primeiros comerciantes árabes que lá se instalaram desapareçam inexoravelmente.”

COMO PARTICIPAR
A competição é aberta a todos os públicos. Os interessados em participar podem acessar o regulamento do concurso e se inscrever pelo portal shortfilmdepot.com, além de enviar seu filme por esta plataforma digital. A inscrição é gratuita e pode ser feita até dia 5 de janeiro de 2015. Serão aceitos curtas-metragens com duração máxima de 15 minutos, filmados em formato digital.

Os filmes selecionados serão anunciados no site da competição em 18 de fevereiro  e serão exibidos juntos, em programação especial, de 24 de fevereiro a 11 de março. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 25 de março.

Deixe um comentário

*