O prefeito Gilberto Kassab entregou na sexta-feira, 15, as obras de revitalização da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães, na Rua Jaguar, 225, na Vila Curuçá. As adequações na infraestrutura também incluíram melhorias no Telecentro que funciona no local, projeto paisagístico e sanitários acessíveis. Este é o 40º equipamento reformado entregue em um programa que prevê melhorias em outras 12 unidades.
Kassab destacou a importância do programa de revitalização das bibliotecas. “Das 52 bibliotecas existentes no município, 40 já passaram por importantes reformas e as próximas 12 já estão encaminhadas”, disse.
A biblioteca passou por obras de manutenção e conservação predial da edificação, conforme as necessidades apontadas após vistoria conjunta com a direção da unidade, com melhorias estruturais. Instalações elétricas e hidráulicas, além da cobertura, foram revisadas.
CONVIVÊNCIA
Para proporcionar uma convivência melhor entre os usuários, o equipamento também recebeu projeto paisagístico, um espaço com uma orla de arbustos, plantas, bancos e mesas de concreto. A substituição das paredes de alvenaria por vidro proporcionou uma iluminação na parte interna da biblioteca e a economia de energia elétrica. Os banheiros também foram adaptados, com equipamentos de acessibilidade.
“O trabalho da Siurb consistiu em oferecer apoio às obras e aos serviços de manutenção. Uma forma de contribuir com este grande trabalho da Secretaria de Cultura, em toda essa parte de bibliotecas e teatros”, afirmou o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras em exercício, Luiz Ricardo Santoro.
ACERVO
A biblioteca reabriu em maio depois de um ano de reformas. Seu acervo conta com aproximadamente 27 mil exemplares, entre livros, revistas e outras publicações. “É com muita alegria que entregamos hoje a 40ª biblioteca reformada nesta gestão. Essa readequação muda completamente a relação do leitor com o equipamento público, tornando este espaço amigável e acolhedor, com o apoio do Telecentro, que potencializa muito os resultados”, destacou o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Machado Calil Filho.
Além do amplo acervo, a Biblioteca Vicente Paulo Guimarães conta com sala do Telecentro, programa de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo vinculado à Secretaria Municipal de Participação e Parceria. A unidade, que já funcionava antes das adequações, continua operando com 17 computadores disponíveis com acesso gratuito à Internet e impressora. O serviço conta com 2.972 usuários já cadastrados.
SERVIÇO
A Biblioteca Vicente Paulo Guimarães fica na Rua Jaguar, 225, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 16h. Levando documento com foto e comprovante de residência, o usuário será registrado no Sistema Municipal de Bibliotecas, que permite a consulta online e o empréstimo de livros de qualquer biblioteca da rede ou em um dos pontos de leitura espalhados pela cidade. Para ter acesso aos computadores do Telecentro, é necessário apresentar documento de identidade.