Na semana anterior a moradora Sonia Salgueiro entrou em contato com a redação para alertar sobre o que está acontecendo sob o Viaduto Carlos Ferracci (antigo Azevedo). Conforme ela, a área ao lado da Praça Santa Terezinha, está tomada por famílias. Sem contar as carroças e muitos materiais recicláveis. Sobretudo, Sonia relatou estar temerosa, pois, o viaduto está na lista dos que estão em situação crítica na cidade. Apesar disso, o antigo Azevedo não recebeu até agora qualquer obra. “Imagina se um incêndio vem se juntar aos problemas estruturais já existentes?”, questionou.
‘SENTENÇA DE MORTE’
Aliás, lembrou a moradora, pode ser a “sentença de morte” do viaduto. Principalmente porque é uma das poucas ligações entre a região do Parque São Jorge e a Avenida Radial Leste e a Praça Silvio Romero. Além disso, para Sonia, os tatuapeenses já sofreram o suficiente as consequências do incêndio do Viaduto Alcântara Machado, em 2019.
FALTA GARANTIA
De acordo com Carlos Dobbins, que vive há mais de 40 anos no Tatuapé, a obra nunca passou por uma intervenção de engenharia após a sua construção. Segundo ele, não há uma garantia de quanto tempo o viaduto poderá suportar ônibus e caminhões.
CLAREZA NAS AÇÕES
Ademais, moradores esperam que a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras anuncie de forma clara quais serão os próximos passos relativos aos viadutos da cidade. Isso porque outras situações, como infiltrações e congestionamentos constantes geram preocupação a quem passa sob o viaduto.
VISTORIA
Enfim, ainda no ano do incidente no Alcântara Machado, Renan Martins, da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Subprefeitura Mooca, afirmou “que técnicos da Prefeitura estiveram no local. Eles afirmaram que o viaduto está seguro e sem problemas estruturais”. Na época, ele relatou não existir a necessidade de preocupação. Dias após sua fala, em uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança, equipes de zeladoria foram até o viaduto para tapar buracos e algumas fissuras existentes no equipamento.
SECRETARIA DE OBRAS
A Siurb, por meio da SPObras, realizou até o momento vistorias visuais em 126 locais (222 unidades estruturais) e recebeu os laudos estruturais emergenciais de 21 locais (43 unidades estruturais). No programa de Manutenção de Pontes e Viadutos especiais foram investidos R$ 68,4 milhões em 2019 e estão previstos mais de R$ 38 milhões para 2020.
INTERVENÇÕES EMERGENCIAIS
A Prefeitura concluiu as intervenções emergenciais nas pontes da Casa Verde, Freguesia do Ó, Dutra, Ponte do Limão, Jânio Quadros, Cidade Jardim, Pontilhão Itaim, além dos viadutos da Marginal de Pinheiros, Miguel Mofarrej, Alcântara Machado, pontilhão do Córrego Três Pontes, e retirada da passarela entre as pistas do Viaduto Pacaembu.