Não se pode ignorar os benefícios que as tecnologias podem gerar para os processos de ensino e aprendizagem
O uso de tecnologias no ambiente escolar já é uma realidade em inúmeras escolas brasileiras. De acordo com dados da última TIC Educação, apurada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), as tecnologias digitais estão presentes em diversas atividades educacionais, como na leitura de textos pelo celular ou computador, no uso de vídeos como material complementar às aulas e na elaboração de gráficos e planilhas digitais para melhor compreensão dos conteúdos estudados. Exemplo disso, segundo o estudo, 78% dos alunos do Ensino Médio e 55% dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental utilizam o celular ou o computador para pesquisar temas abordados pelos professores em sala de aula.
ENSINO E APRENDIZAGEM
Tal cenário aponta para uma necessidade de adaptação das escolas no que diz respeito a uma maior abertura à inovação. Afinal, não se pode ignorar os benefícios que as tecnologias podem gerar para os processos de ensino e aprendizagem. Materiais didáticos digitais, por exemplo, contribuem para a compreensão dos assuntos, especialmente os que oferecem interatividade, dinamismo e gamificação.
REGISTRAR OS CONTEÚDOS
Por outro lado, os materiais físicos continuam sendo fundamentais para a formação dos estudantes. Há momentos em que esse formato é necessário, seja para escrever, calcular ou registrar os conteúdos. Por isso, a palavra-chave na escolha do modelo ideal é “equilíbrio”, de acordo com Talita Fagundes, gerente pedagógica da plataforma par, solução educacional da Somos Educação. “Os livros físicos proporcionam uma conexão tangível e os digitais oferecem recursos dinâmicos, atualizados e multimodais”, destaca.
ALCANCE DO APRENDIZADO
Segundo ela, a combinação de materiais didáticos físicos e digitais vem sendo cada vez mais necessária para a formação adequada dos estudantes do século XXI. “Oferecer acesso tanto aos formatos físicos como digitais não apenas amplia o alcance do aprendizado, mas também promove uma experiência mais interativa e personalizada para os alunos”, complementa Talita.
SUPORTES FÍSICOS E DIGITAIS
Um dos benefícios de promover esse equilíbrio é a complementaridade de recursos. “Ao intercalar recursos pedagógicos digitais e físicos, as escolas podem oferecer uma variedade ainda maior de conteúdo para atender às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos”, afirma a especialista.
EXPERIÊNCIA PERSONALIZADA
Outro ponto relevante é a flexibilidade e adaptação. A gerente pedagógica explica que a tecnologia permite que se vivencie uma experiência personalizada de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento do protagonismo do estudante. “Com essa integração, os educadores ganham flexibilidade para adaptarem seus métodos de ensino com base nas preferências e habilidades dos alunos”.
HABILIDADES IMPORTANTES
A combinação do físico com o digital também permite o desenvolvimento de uma série de habilidades importantes, como competências digitais, pesquisa online, bem como a leitura, a escrita e a análise crítica de materiais impressos. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes devem saber interpretar e representar dados de diversas maneiras, inclusive em textos, sons, imagens e números.