O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última terça-feira, 5, foi a data escolhida para o lançamento do projeto-piloto de táxis elétricos na cidade de São Paulo. O evento aconteceu na Rua Serra de Jairé, no Belém, sede da Táxi Sampa, e contou com a apresentação dos dois Nissan Leaf que estarão em serviço a partir de amanhã, segunda-feira, dia 11, na região da Avenida Paulista.
“Trata-se de um projeto ambiental experimental importante para a cidade. A ideia é expandi-lo gradualmente. Agora são dois veículos, mas na segunda etapa serão dez. Gostaria que os carros da assessoria do prefeito também fossem movidos à energia elétrica. Temos que dar o exemplo”, sugeriu Gilberto Kassab.
PONTOS DE RECARGA
Por enquanto, três são os locais para a recarga dos veículos. Os carregadores estão na sede da Alô Táxi, na Ponte Pequena; na sede da Táxi Sampa, no Belém; e na concessionária Nissan da Avenida Radial Leste.
Nestes locais os motoristas encontram, nesta primeira fase do projeto, carregadores apropriados de carga lenta. Na segunda etapa, para abastecer os dez carros da frota, cinco carregadores rápidos serão trazidos ao Brasil pela AES Eletropaulo. Eles serão instalados em concessionárias Nissan e os taxistas poderão recorrer ao carregamento sempre que necessário.
O carregador rápido atinge 80% da carga total das baterias em apenas 20 minutos, enquanto que na carga lenta são necessárias sete horas para chegar à sua totalidade, que dá ao motorista autonomia para percorrer 160 quilômetros.
CUSTOS
O custo na conta de energia será em torno de R$ 7,11. Com etanol, para essa mesma quilometragem, o valor é de cerca de R$ 33,70, e para gasolina, R$ 39,25. “Isso possibilitará na prática visualizar como funcionará o carro elétrico no País, levando em consideração questões técnicas, de fornecimento de energia e economia”, avaliou Sidney Simonaggio, vice-presidente de Operações e Comercial da AES Eletropaulo. A concessionária investiu mais de R$ 1 milhão no projeto-piloto de táxis elétricos.
“Estou muito feliz em participar deste projeto. O veículo é todo elétrico e seu limite de velocidade chega a 145km/h. Sua arrancada é de um carro 1.8 e não há barulho nenhum, sendo extremamente confortável”, avaliou o taxista José Antonio Nunes, um dos motoristas participantes do projeto-piloto.
TECNOLOGIA DO FUTURO
“Estamos caminhando para um futuro sustentável. Estes veículos têm emissão zero de poluentes e queremos estender cada vez mais este conceito”, avaliou François Dossa, vice-presidente de Administração e Finanças da Nissan do Brasil.
“O veículo elétrico ainda é uma realidade muito distante dos brasileiros. No mundo, já vendemos mais de 30 mil unidades do Leaf desde 2010. Queremos, com este projeto, trilhar os primeiros caminhos para que cada vez mais esta tecnologia faça parte da vida das pessoas no País”, ressaltou Carlos Murilo Moreno, diretor de Marketing da Nissan do Brasil.
PARCERIAS
O projeto-piloto de táxis elétricos conta com a parceria entre Prefeitura, Aliança Renault-Nissan, AES Eletropaulo e Associação das Empresas de Táxi de São Paulo (Adetax), sendo um dos primeiros resultados concretos do Acordo de Intenções (MoU) assinado em junho de 2011.
Por enquanto, os veículos, por estarem em fase experimental, terão um percurso pré-determinado e seu ponto final ficará na esquina da Rua da Consolação com a Avenida Paulista.
As corridas feitas pelos táxis elétricos serão tarifadas da mesma forma que as realizadas nos táxis comuns. As pessoas poderão identificar os novos veículos através da faixa com a pintura xadrez verde/branco, enquanto que os demais possuem faixa xadrez amarelo e preto.
Para Ricardo Auriemma, presidente da Adetax, as empresas de táxi saem mais uma vez na frente. “Elas foram pioneiras no uso de combustíveis como álcool e GNV e voltam a sair na frente com o lançamento da matriz energética, que alia economia e emissão zero de poluentes”.