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O Metrô encomendou a máquina Shield para construir os túneis da ampliação da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha. O “tatuzão”, como é conhecido, será fabricado na China e chegará ao Brasil em meados de 2023. Depois de montado, o equipamento irá iniciar os trabalhos na região da Vila Formosa.
CONSÓRCIO LINHA 2 – VERDE
A tuneladora foi adquirida da empresa China Railway Engineering Equipament Group Co. – (CREG), através do Consórcio Linha 2 Verde (contratado pelo Metrô). O equipamento terá aproximadamente 100 metros de comprimento, com roda de corte de 11,65 metros de diâmetro – maior que as rodas de corte usados pelo Metrô na construção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que tinham 9,41m e 10,58m respectivamente. Esse tamanho da roda de corte determina a medida do túnel que será construído, que vai ter cerca de 12 metros de diâmetro ao longo dos cerca de 8 km de extensão entre o VSE Falchi Gianini (após a estação Vila Prudente) e a Estação Penha.
QUASE 500 TONELADAS
Além da roda de corte, que fica na frente da máquina, a Shield conta com uma estrutura de apoio para movimentá-la, instalar os anéis de concreto que revestem os túneis e também para a remoção de terra escavada, com rolamento e uma rosca sem fim, que ajuda a levar materiais. Ao todo, essa estrutura chega ao peso de quase 500 toneladas.
COMPLEXO RAPADURA
O início dos trabalhos do “tatuzão” deve ocorrer no canteiro de obras do complexo Rapadura, que é um poço intermediário entre as futuras estações Vila Formosa e Santa Isabel. As escavações acontecem no local para poder receber a máquina que vai em direção ao poço Falchi Gianini, que fica entre as estações Vila Prudente (já em operação) e Orfanato, que é a primeira do novo trecho. Depois a Shield vai escavar o trecho entre o complexo Rapadura e a Penha.
OITO NOVAS ESTAÇÕES
Serão oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. Esse novo trecho deve acrescentar mais de 300 mil passageiros diários à linha. Essa etapa deve ser concluída em 2026 e a Linha 2 passará a ter 23 km de extensão, com 22 estações de Vila Madalena a Penha.