Lideranças do Tatuapé voltaram a se encontrar na última quinta-feira, dia 4, às 15h30, na Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Na oportunidade, o tema segurança foi abordado pelo comandante da 1ª Cia. do 8º Batalhão da PM, capitão Anselmo Bianchini. Durante a explanação, ele frisou que dentro da área de ação existem dois shoppings, dois parques, duas estações do Metrô, hospitais, serviços de saúde e um grande fluxo de pessoas. Além disso, destacou o perímetro atendido por sua equipe que compreende as avenidas Radial Leste, Salim Farah Maluf, Aricanduva, Regente Feijó e Rua Antônio de Barros.
EVOLUÇÃO CRIMINAL
Sobretudo em razão desta realidade, Bianchini fez questão de apresentar números da evolução criminal com base em dados da Secretaria de Segurança Pública. Assim, de outubro de 2022 a março de 2023 ficaram registrados: homicídio doloso (1), latrocínio (0), roubos outros (595), roubos de veículos (111), furtos outros (1.444) e furtos de veículos (864). Já entre outubro de 2023 e março de 2024 os índices são os seguintes: homicídio doloso (1), latrocínio (0), roubos outros (515), roubos de veículos (69), furtos outros (1.500) e furtos de veículos (717). Com os números apresentados, o comandante fez questão de frisar que, nos últimos seis meses, houve uma queda de 13% em relação a roubos outros. Declínio ainda maior se deu no caso dos roubos de veículos, 38%. Enquanto isso, os furtos de veículos caíram 17%. A única alta registrada, de 4%, conforme o documento, se voltou para os furtos outros.
MAUS HÁBITOS
Nesse ínterim, o capitão lembrou que os números refletem os hábitos das pessoas. Por exemplo, quem estaciona o veículo em ruas no entorno das estações do Metrô por muitas horas corre o risco de ficar sem o carro. Em outra situação, o passageiro ou pedestre que caminha com o celular na mão pode gerar uma oportunidade ao suspeito”, explicou.
VIZINHANÇA SOLIDÁRIA
Para tentar contrapor os índices negativos, Bianchini exaltou o programa Vizinhança Solidária, que une moradores e comerciantes no combate à criminalidade. Do mesmo modo, o grupo presente resolveu adotar o slogan “Tatuapé, um bairro seguro”. A partir daí, a Rua Apucarana seria adotada como projeto piloto para receber implementos nas áreas de zeladoria, assistência social, serviços municipais, de segurança, entre outros.
Por que vcs não fazem uma reportagem com o título “Tatuapé, um bairro imundo”? Nunca vi tanta sujeira nas praças e ruas. Comércio descarta lixo a qquer hora e dia, pessoas jogam resto de lanches e comidas na calçada . Comprar Tatuapé com Moema, Itaim, Higienópolis e o mesmo q comparar Belém PA com Paris.